Conecte-se conosco

Finanças

Confira restrições bizarras que estão no manual do veículo e podem encerrar garantia

Muitos proprietários apenas ignoram o documento e não leem todas as informações necessárias. Algumas são bastante estranhas.

Publicado

em

Talvez seja uma surpresa para alguns motoristas, mas todos os automóveis saem de fábrica com um manual. O item é comumente ignorado pelos consumidores, mas apresenta todas as instruções necessárias para um bom isso. Aliás, no manual do veículo estão informações importantes sobre a segurança do bem.

Leia mais: Gasolina pode ficar mais barata nos próximos meses?

Atualmente, o arquivo do manual pode ser acessado online nos sites das montadoras. Também está disponível na central multimídia para os modelos que a possuem. 

Ler o documento de cabo a rabo realmente não é uma das tarefas mais agradáveis. Ainda mais se levarmos em consideração que muitos possuem mais de 200 páginas. Porém, ele jamais deve ser desprezado e pode se tornar bastante útil em casos de emergências.

Embora existam informações relevantes, é preciso admitir que algumas partes são bem bizarras. Geralmente, as estranhezas se devem a obrigações legais. São informações que podem soar estranhas ou desnecessárias, até mesmo óbvias demais. 

Confira algumas informações bizarras em manuais de veículos:

1 – Não contratar funilaria fora da concessionária

Apesar de ser comum a prática, realizar reparos em oficinas e funilarias não autorizadas pode anular a garantia. Essa informação consta no manual e deve ser lida atentamente. 

2 – Não instalar tampa do tanque de combustível paralela

Se houver algum problema com o sistema de combustível do veículo, uma inspeção é feita. Se a concessionária perceber que uma tampa de entrada de combustível é de marca paralela, a garantia será anulada. Aliás, isso vale para diversas peças do automóvel.

3 – Não usar cinto de segurança em duas pessoas ao mesmo tempo

Pode parecer absurdo advertir sobre isso. Mas esta é uma das informações bizarras presentes em manuais. A prática faz com que o dispositivo perca sua funcionalidade de segurança. Por isso, nada de dividir o cinto de segurança no carro!

4 – Não acionar vidros elétricos ao mesmo tempo

Esta é uma prova de que os proprietários não leem o manual do veículo. Quem nunca acionou todos os vidros ao mesmo tempo, especialmente em dias de calor?

Pois é, o problema é que isso pode danificar o sistema de vidros elétricos do carro. Portanto, tenha atenção e cuidado.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS