Conecte-se conosco

Agronegócio

Conheça a astromélia e saiba como realizar o cultivo dessa espécie exótica

Aprenda a cultivar essa linda espécie muito utilizada na ornamentação de ambientes.

Publicado

em

Originária da América do Sul, especificamente no Brasil, Chile e Peru, a astromélia é uma espécie exótica, muito utilizada na ornamentação de ambientes, canteiros e jardins, além de ser usada em buquês. De nome científico Alstromeria hybrida, essa planta possui uma beleza com ampla cartela de cores.

Entretanto, a astromélia é geralmente encontrada na coloração rosa-claro, além de possuir seis pétalas semelhantes e duas distintas, sendo confundida com os lírios. Hoje, vamos mostrar como cultivar essa plantinha exótica da maneira correta em vasos e deixar a decoração do seu ambiente ainda mais bonita.

Astromélia em vasos

O primeiro passo para realizar o plantio da astromélia é a escolha do vaso. Por ser uma planta resistente, a astromélia se adapta bem em recipientes com água, podendo durar em média 15 dias.

Muitas pessoas optam por vasos de vidro que deixam a decoração mais elegante, entretanto, o ideal é que o vaso esteja próximo a um local com boa iluminação.

Já se o plantio for em vasos com substrato, é necessário que o recipiente tenha perfurações em sua base para facilitar o escoamento da água. Além disso, você pode adicionar uma camada de drenagem no fundo do vaso, podendo ser com argila expandida ou britas de jardim, fazendo a mistura com terra vegetal e húmus de minhoca. Dessa forma, sua planta se desenvolverá de maneira saudável.

Plantio 

Para realizar o plantio no jardim, o ideal é que seja em um espaço com iluminação plena para que a astromélia se desenvolva bem. Além disso, a rega deve ser constante para que o substrato fique sempre úmido, mas sem exageros, para que ele não fique encharcado.

Floração

Para que sua astromélia fique sempre florida, você pode utilizar adubo orgânico feito com ingredientes que possui em casa, ou adquirir em lojas especializadas, como casca de ovo triturada, farinha de ossos e húmus de minhoca.

Poda

Em relação a poda, ela deve ser feita quando necessária. Dessa forma, você deve retirar os excessos, removendo galhos e flores secas.

Propagação

A propagação da astromélia pode ser feita por touceiras. Dessa forma, divide as touceiras em diversas partes e replante no substrato, manuseando cuidadosamente.

Seguindo as dicas acima, você terá um cultivo de sucesso com lindas astromélias para a decoração de seus ambientes.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS