Conecte-se conosco

Agronegócio

Conheça a dracena-vermelha e como cultivar essa espécie exótica

Suas folhas grandes e chamativas variam entre o rosa e o roxo, e ela possui também a interessante capacidade de melhorar a qualidade do ar.

Publicado

em

De nome científico Cordyline terminalis, a dracena-vermelha, como é geralmente chamada, é uma espécie arbustiva muito utilizada no paisagismo por ser ornamental e se destacar entre o verde das outras vegetações. É uma planta exótica, muito resistente e fácil de cuidar.

A dracena-vermelha possui muita simbologia, já que seu nome vem do grego antigo e significa “dragão feminino”. Além disso, a planta produz um líquido vermelho, chamado de “sangue de dragão”, que foi utilizado como tinta por muitos anos.

Suas folhas grandes e chamativas, que variam entre o rosa e o roxo, possuem a interessante capacidade de melhorar a qualidade do ar. Por isso, essa espécie vale a pena ser cultivada em casa.

Reprodução: Freepik

Como cultivar dracena-vermelha

Plantio

Existem dois métodos muito simples para plantar dracena. O primeiro consiste simplesmente em enfiar um galho em um substrato fértil e fazer regar diárias até que a planta se firme.

O segundo método é o mais seguro. Ao invés de colocar o galho na terra, deixá-lo em um copo com água até que as suas raízes se formem. Em seguida, basta preencher um vaso com terra para plantas, um pouco de areia e realizar o plantio.

Local

Desde que o local seja bem iluminado e arejado, a dracena-vermelha se desenvolve bem a ambientes internos. Para isso, basta deixá-la próxima a uma janela, seja no quarto, sala ou cozinha.

Entretanto, não é recomendado que deixe a planta em locais ventilados por ar-condicionado, pois atrapalha o desenvolvimento da dracena-vermelha.

Vaso

A escolha do vaso ideal depende do que você deseja. Se você quer que a sua dracena-vermelha fique com um tamanho de arranjo, o ideal é utilizar um vaso médio.

Caso você queira que ela ultrapasse 1 metro de altura, é recomendado utilizar recipientes acima de 50 cm de profundidade.

Além disso, independente do material do vaso, podendo ser de plástico, cimento ou fibras, ele deve ter cerca de 6 furos para haver um bom escoamento de água.

Regas

É recomendado que a irrigação seja feita de duas a três vezes por semana, sem exagerar na quantidade de água, por se tratar de ambientes úmidos.

Agora que você viu como é simples cultivar dracena-vermelha em casa, que tal iniciar o seu plantio?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS