Conecte-se conosco

Agronegócio

Conheça a famosa mangaba e seus principais benefícios para a saúde 

Saiba como realizar o plantio correto e desfrutar de todos os benefícios desse fruto tipicamente brasileiro.

Publicado

em

Originária do Brasil, a mangaba é fruto da mangabeira. Conhecida também como mangaíba, mangareíba, mangava, mangaúva e manguba, essa fruta possui formato esférico e gosto doce-acidulado. De origem tupi-guarani, mangaba quer dizer “coisa boa de comer”. Por isso, sua polpa é levemente viscosa e fibrosa, sendo muito utilizada na preparação de compotas a sorvetes.

A maturação da mangaba influencia no tamanho e na coloração da fruta. Dessa forma, a mangaba possui casca amarela com manchas avermelhadas quando está madura. Bastante aromática, a fruta possui polpa branca, mole e carnoso-viscosa, além de possuir um sabor doce e levemente ácido.

Dessa forma, agora vamos mostrar os principais benefícios dessa famosa fruta e como realizar o seu plantio. Confira! 

Benefícios

A mangaba é rica em fibras a vitaminas A, B1, B2 e C, além de possui alto potencial de antioxidantes naturais, anti-inflamatório, antimutagênico, antimicrobiano e cicatrizantes. 

O consumo de mangaba, auxilia no controle da pressão arterial, regula o índice glicêmico e os níveis de colesterol, além de aumentar a biodisponibilidade de ferro pelo organismo.

Plantio 

A mangabeira se adapta bem a solos pobres, arenosos e profundos, e pode ser plantada em diferentes épocas do ano. O plantio da mangaba ocorre com as próprias sementes da fruta. Dessa forma, é necessário que você utilize até quatros dias depois de separadas da polpa, para que a germinação ocorra bem.

Depois de separar as sementes, lave-as em água corrente e deixe secar por 24 horas em um local com sombra. Feito isso, realize o plantio em sacos para a produção de mudas.

Preencha-os com substrato arenoso e faça dois ou três buracos de um centímetro de profundidade para acomodar uma semente em cada. Mantenha o material coberto até o surgimento das mudas. Faça o desbaste quando elas tiverem cerca de sete centímetros.

Feito isso, faça o transplanto para o local definitivo quando as mudas atingirem de 15 a 30 centímetros, ou contarem com pelo menos dez folhas. Dessa forma, certifique-se de que o solo esteja úmido para facilitar o cultivo. 

Faça as covas e coloque a muda. Você pode utilizar casca de coco, galhos finos, palhas e folhas como cobertura morta. Lembre-se de retirar o saco plástico com cuidado, para não danificar o torrão e as raízes.

Além disso, é indicado fazer a adubação de fundação, com a adição de um fertilizante com fósforo. Faça regas escaladas.

Como consumir 

O consumo da mangaba pode ser feito in natura ou no preparo de sucos, polpas, sorvetes, compotas, geleias, licores, xaropes, vinhos e vinagres.

Agora que você sabe os principais benefícios dessa fruta para o seu organismo e como realizar o seu plantio, que tal colocar esse cultivo em prática?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS