Empresas
Conheça a Licença PETernidade, para funcionários que adotam animais
Algumas empresas estão permitindo que seus funcionários tirem uma licença remunerada quando adotam um animalzinho. Veja como funciona.
Já pensou adotar um animalzinho e ainda receber um afastamento remunerado no trabalho? Seria muito legal, não é? Pois isso já é a realidade de algumas empresas. A Licença PETernidade está sendo implementada para incentivar a adoção de pets.
A criadora desse programa foi a Petlove, em 2021, mas já se espalhou para empresas como Royal Canin, Vivo e Ogilvy Brasil. Recentemente a Mars, que controla empresas como Pedigree e M&M, se juntou ao programa, dando aos seus funcionários um afastamento antes ou após a adoção ou compra de um animalzinho.
Como não está dentro das leis trabalhistas, cada empresa pode escolher o período de afastamento máximo que o funcionário pode ficar por conta da chegada de um novo pet.
O Mars Petcare, por exemplo, concede até oito horas após a adoção de um animal, que serão divididos em dois dias.
A empresa também estende o benefício para funcionários que perderam algum animalzinho. O período de tempo também é de oito horas para vivenciar o luto pela perda de um pet.
Já nas empresas Petlove e Vivo, o período concedido para os funcionários é de até dois dias, com remuneração garantida, que é dado devido à chegada de um novo animalzinho na família.
Geralmente, o afastamento acontece após a apresentação de um documento que comprove a adoção ao RH da empresa. Esse tempo em casa ajuda na adaptação do animalzinho com o novo ambiente e com os pets que já estão por lá, se for o caso.
Além disso, o período ajuda na diminuição do estresse dos donos com eventuais problemas que essa mudança pode gerar. O vínculo criado pelo dono e o animalzinho também pode ser mais forte se, nestes primeiros dias de adaptação, o adotante permanecer por perto.
As empresas estão adotando esse tipo de programa, principalmente, para incentivar a adoção responsável de cães e gatos. Mas, muitas outras entendem que o bem estar do animal de estimação importa, além de que é preciso garantir este tempo para que esse vínculo possa ser criado.
Não é à toa que a maioria das empresas, que estão aderindo a Licença PETernidade, são empresas relacionadas a animais, pois entendem suas necessidades. A esperança é que cada vez mais o projeto se espalhe pelo país e instituições de outras áreas adotem essa ideia.

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Bancos1 dia atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Agronegócio8 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
Finanças15 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
MEI1 dia atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer