Conecte-se conosco

Economia

Conheça dicas e critérios para se aposentar pelo INSS

Conheça os principais critérios do INSS e saiba quais os primeiros passos para dar entrada na sua aposentadoria.

Publicado

em

INSS: demora para aprovação do auxílio-doença e da aposentadoria preocupa

Após longos anos se dedicando a uma profissão, chega uma época da vida que o desejo de se aposentar começa a bater à porta. Mas será que você já tem direito à aposentadoria pelo INSS?

Além do tempo de contribuição, alguns fatores são levados em para saber quando e como o seu benefício virá. Conhecer os critérios é o primeiro passo para saber detalhes como o valor correto e quando o segurado poderá solicitar os pagamentos. Confira algumas dicas.

Tipos de aposentadoria

Por idade – urbano: idade mínima de 65 anos para homens e 60 anos para mulheres. Além disso, é necessário ter ao menos 180 meses de contribuição à Previdência Social.

Por idade – rural: além da idade mínima de 60 anos para homens e 55 para mulher, é preciso comprovar o mínimo de 180 meses de contribuição exercendo atividade rural.

Pessoa com deficiência – por tempo de contribuição: o período de contribuição varia de acordo com a deficiência apresentada e, do prazo total, ao menos 180 meses devem ter sido trabalhados na condição de pessoa com deficiência.

Pessoa com deficiência – por idade: é necessário que o contribuinte tenha trabalhado ao menos 180 meses na condição de pessoa com deficiência, além de ter completado 60 anos (homens) ou 55 anos (mulheres).

Por tempo de contribuição: deve ser comprovado um tempo total de 35 anos de contribuição, se homem, ou 30 anos de contribuição, se mulher. Também é necessário aplicar o fator previdenciário, um tipo de cálculo específico detalhado no site do Ministério do Trabalho e Previdência.

Por invalidez: destinada ao trabalhador permanentemente incapaz de exercer qualquer atividade laboral. Neste caso, é necessário ter um laudo do INSS comprovando a condição.

Condições especiais: algumas situações podem influenciar do tipo de benefício, como a exposição a agentes nocivos ou profissões específicas, como professor. Essa aposentadoria é conhecida como especial.

Por onde começar

O ideal é sempre buscar a ajuda de um advogado previdenciário para acompanhar o processo, já que o profissional tem mais experiência e maior compreensão do assunto. Esse especialista poderá ajudar a descobrir se você se enquadra em alguma situação especial, assim como indicar quais períodos são e quais não são considerados pelo INSS.

Seja como for, para iniciar a solicitação de aposentadoria, é fundamental que você tenha em mãos o CNIS, um importante documento que nada mais é do que o extrato da Previdência Social. Nele você encontra todo o seu histórico profissional, como onde trabalhou, o tempo de contribuição e o salário recebido. Para acessar o CNIS, acesse o site cnisnet.inss.gov.br.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS