Tecnologia
Conheça o Confi: o aplicativo que identifica compras realizadas com seu CPF!
Mais de 300 lojas estão cadastradas nesse aplicativo que notifica quando seu CPF foi utilizado em alguma transação.
Os golpistas estão sempre de olho em uma oportunidade para se beneficiar. Diante disso, nos deparamos com fraudes relacionadas à utilização do CPF para adquirir produtos ou até mesmo serviço através da internet. Por isso, é muito importante se atentar a quem você dá o seu CPF ou outros dados pessoais.
Além disso, existe também o histórico de vazamento de dados de órgãos públicos e empresas privadas no país, que também pode ser utilizado para esse mesmo fim.
Levando esse contexto em consideração, foi desenvolvido um aplicativo que consegue identificar quando seu CPF foi utilizado em alguma transação. Até o momento, mais de 300 lojas já estão cadastradas nesse aplicativo, que envia notificações em caso de compras no seu CPF. O aplicativo está disponível para Android e iOS e chama-se Confi.
Para habilitar essa funcionalidade no Confi é necessário, primeiramente, baixar o aplicativo em seu telefone e seguir os seguintes passos:
- Na tela inicial, na parte superior, vá em “Entre agora”
- Faça o seu cadastro em “Criar conta” e informe os dados solicitados
- Toque em “Verificação de identidade” e continue em “Vamos começar”
- Você receberá um código de 5 dígitos enviado para o seu e-mail, informe-o no app
- Prossiga com as informações solicitadas e aguarde a confirmação
Agora em diante, você irá receber notificação quando uma compra for realizada. Caso você tenha interesse em checar por conta própria, saiba que no aplicativo possui uma opção para isso, basta você tocar no ícone “Compras”, na parte inferior da tela “Vazamento de dados”.
O especialista em cibersegurança do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Marcos Antonio Simplicio Jr., esclarece que os vazamentos de dados podem dar acesso a diversos documentos na internet que contêm informações, somente pela busca com o CPF da pessoa, por isso, é importante que você utilize o seu e-mail ou uma chave aleatória como número do PIX.
“Não é difícil levantar vários dados sobre um alvo, em especial se for uma pessoa qualquer com dados completos encontrados na internet apenas para validação da compra. Documentos antigos do governo comumente dão fichas completas”, explica o especialista.
Sendo assim, Simplicio Jr. recomenda que, para a proteção dos seus dados, é necessário que você tenha muito cuidado com links de pessoas desconhecidas. Também é válido atualizar as suas senhas com frequência. Outra dica relacionada a segurança é manter a atualização do seu antivírus em dia e acionar a LGPD para remover dados em empresas das quais você não vê mais utilidade.

-
Agronegócio2 dias atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Bancos1 dia atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Tecnologia17 horas atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia23 horas atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Economia2 dias atrás
Em que posição o Brasil está na lista global de milionários? E na de desigualdade?
-
Finanças2 dias atrás
Quer um relacionamento duradouro? Especialista ensina a conversar sobre dinheiro
-
Finanças2 dias atrás
Dar mesada ou não? Veja como usar dinheiro para educar seu filho com inteligência