Conecte-se conosco

Finanças

Conta-corrente gratuita: saiba quais bancos não cobram taxa

Opções de conta-corrente gratuita geralmente disponibilizam menos serviços.

Publicado

em

A conta-corrente destaca-se como uma forma prática e versátil de gerenciar finanças pessoais. No entanto, muitos desconhecem que os grandes bancos são obrigados, por lei, a disponibilizar tal serviço sem custo algum. Essa obrigatoriedade visa garantir que todos tenham acesso aos benefícios de uma conta-corrente, sem taxas.

Enquanto a poupança limita o cliente a guardar dinheiro com um modesto rendimento mensal, a conta-corrente possibilita diversas movimentações, como uso de cartões de crédito e débito, empréstimos e mais.

A seguir, descubra os serviços que fazem parte do pacote básico sem custos adicionais.

Tanto os bancos tradicionais como as instituições financeiras digitais disponibilizam contas-correntes sem cobrar custo algum, mas o que muda é a quantidade de serviços disponíveis em cada conta – Imagem: Pilar Olivares/Reuters

O que uma conta-corrente gratuita inclui?

Além dos benefícios tradicionais, uma conta-corrente gratuita oferece serviços essenciais, como a emissão de cartão de débito, análise para cartão de crédito e até quatro saques mensais. Além disso, possibilita até duas transferências gratuitas mensais entre contas da mesma instituição e a emissão de extratos mensais sem custo.

Já as contas digitais, como as oferecidas por bancos como Nubank e Inter, destacam-se pela conveniência. Ao facilitar as transações online, elas frequentemente oferecem mais saques gratuitos e transferências ilimitadas, além de ajustes que podem ser feitos sem sair de casa. Veja as vantagens das contas digitais gratuitas:

Bancos digitais

Grandes bancos

Mais saques gratuitos

Quatro saques gratuitos

Transferências ilimitadas

Duas transferências gratuitas

Atendimento online

Atendimento em agência

Benefícios dos grandes bancos

Grandes bancos, tais como Bradesco e Santander, oferecem robustez e tradição. No entanto, muitos serviços ainda requerem visitas físicas, o que pode ser inconveniente para alguns. O rendimento mensal pode ser menor, mas a presença física traz segurança para muitos clientes.

Portanto, os brasileiros têm diversas opções de conta-corrente sem custo, tanto em bancos tradicionais quanto em digitais. Cabe ao cliente avaliar suas necessidades e escolher o melhor serviço. Independentemente da escolha, é fundamental saber que esse direito está garantido por lei.

Olá, sou John Monteiro, guitarrista e jornalista. Nascido no ano da última Constituição escrita, criado na periferia da capital paulista. Fã de história e política, astronomia, literatura e filosofia. Curto muita música, no conforto da minha preguiça, frequento mais palavras que livrarias.

Publicidade

MAIS ACESSADAS