Economia
CPF irregular? Não deixe para depois, regularize agora!
O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento essencial para a vida financeira e civil dos brasileiros. Ele serve para identificar os contribuintes perante a Receita Federal e facilitar o acesso a serviços como abertura de conta bancária, solicitação de crédito, emissão de passaporte, entre outros.
Por isso, é fundamental manter esse documento tão importante sempre em situação regular, evitando assim possíveis problemas e transtornos que podem tirar a sua paz. Mas, o que fazer se o seu CPF estiver pendente de regularização, cancelado ou suspenso?
Esse tipo de coisa pode acontecer por vários motivos, como falta de entrega da declaração do imposto de renda, óbito do titular, fraude, decisão judicial, etc. Nesses casos, é preciso tomar algumas providências para regularizar o documento e evitar complicações.
Pendências no CPF
O primeiro passo é consultar a situação cadastral do seu CPF junto à Receita Federal, o que pode ser feito de maneira totalmente online e gratuita, por meio do site oficial do órgão. Lá, você pode verificar qual é o motivo da irregularidade e como você deverá resolver o problema. As situações são:
- Regular: sem quaisquer pendências;
- Pendente de regularização: a pessoa não enviou alguma declaração do Imposto de Renda nos últimos cinco anos;
- Suspenso: cadastro está incorreto;
- Cancelado: pode acontecer por decisão judicial ou administrativa, por multiplicidade de cadastro, ou, em alguns casos, por perda ou roubo;
- CPF de pessoa falecida: Receita já tem o conhecimento do falecimento da pessoa.
Como regularizar?
Caso o CPF esteja Pendente de regularização, é possível entregar a declaração de imposto de renda que ficou devendo, sendo que o contribuinte pode verificar qual deixou de entregar através do Portal do e-Cac, acessando com seus dados do Gov.Br.
Entregando a declaração pendente, somada das multas pelo atraso e tributações que podem ter ficado pendentes, o CPF deve voltar a seu estado comum, sem qualquer pendência. No entanto, não há um prazo para a Receita retificar as informações, então o melhor é agir assim que notar alguma inconsistência.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp