Conecte-se conosco

Economia

Cuidado com os golpes nesse Carnaval! Na hora da folia, não esqueça de se proteger

Não esqueça de se proteger contra golpes quando sair para curtir o Carnaval. Fique atento a golpes, como o do cartão por aproximação.

Publicado

em

Em todos os momentos, os brasileiros devem ter cuidado com os golpes. Geralmente, os golpistas se aproveitam de momentos de desatenção ou de vulnerabilidade das vítimas para conseguir o que querem.

No Carnaval, no momento de aproveitar a folia e beber com seus amigos, é necessário se precaver para que não acabe percebendo o golpe apenas quando chegar em casa.

Um golpe comum é o utilizando cartões por aproximação. Essa tecnologia veio para facilitar e agilizar a vida dos brasileiros e foi muito bem recebida pelos cidadãos. Mas, ao mesmo tempo, facilita para os donos dos cartões e também abre espaço para os golpistas.

A incidência desse crime cresceu ainda mais entre os anos de 2021 e 2022, logo, merece atenção redobrada!

Como funciona esse golpe?

Esse golpe é extremamente fácil para os golpistas. Eles programam maquininhas de cartão com valores aleatórios e aproximam das vítimas, tendo como alvos bolsas, mochilas e bolsos, afim de aproximar de algum cartão e debitar a quantia.

Junto ao golpe do WhatsApp, que convence as vítimas a transferirem quantias, o golpe da aproximação de cartão consta como estelionato junto ao Fórum de Segurança Pública.

Seja nos veículos de comunicação ou em rodas de conversa, esse golpe vem sendo amplamente comentado e com uma única intenção: trazer ao conhecimento de possíveis vítimas.

Em 2021, 927 mil pessoas sofreram com esse tipo de golpe e em 2022, o número apenas aumentou, sendo 1,2 milhão de vítimas. E esses são apenas os números registrados por Boletins de Ocorrência (B.O.), dessa maneira, os casos não registrados mostrariam um número ainda maior.

É possível sofrer com esse golpe no Carnaval?

Segundo Cássia Pinheiro, que é head de operações da financeira Adyen, por mais que possa vir a acontecer, a situação ainda é improvável.

Visto que, para que o valor seja debitado, o golpista deveria ficar, pelo menos, alguns segundos muito próximo da vítima e teria que aproximar a máquina de onde o cartão está, tornando o ato suspeito. Fora que muitos brasileiros possuem diversos cartões em sua carteira, o que viria a atrapalhar o golpe.

Melhor se prevenir!

De toda forma, é melhor se prevenir para curtir o Carnaval sem preocupações. Uma das dicas é, desative as compras por aproximação e ative as notificações, assim você fica informado de todas as transações que acontecerem.

Uma ótima dica é colocar o seu cartão em um porta cartão que impede transações por aproximação, esses, em sua maioria, são feitos com fibra de alumínio ou carbono.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS