Conecte-se conosco

Saúde

CUIDADO: Estes cosméticos possuem substância cancerígena!

Por isso é sempre importante conferir o rótulo dos produtos antes da compra e eventual utilização; saiba qual é a substância prejudicial!

Publicado

em

Cada dia que passa, é preciso conferir a lista de ingredientes estampada nos rótulos dos produtos, sejam de alimentos ou até mesmo cosméticos, como cremes, hidratantes e demais itens similares. Isso porque esses itens podem ter uma substância química muito prejudicial em sua composição.

A substância em questão aumenta os riscos de câncer e são conhecidas como ftalatos – um grupo de compostos químicos que deriva do ácido ftálico, utilizado para deixar o plástico mais maleável. Inclusive,  a substância, além de cancerígena, pode gerar danos no pulmão, fígado e rins.

Conforme uma pesquisa divulgada no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, essa substância presente nos cosméticos podem, até mesmo, dobrar o risco de uma pessoa desenvolver o câncer.

Os ftalatos estão presentes em perfumes, esmaltes, batons, sprays de cabelo e diversos outros produtos, normalmente usados como estabilizadores e solventes.

Entre alguns dos principais exemplos de ftalatos a serem procurados nos rótulos dos cosméticos, para evitar caso estejam presentes, estão os seguintes:

  • Dietil ftalato (DEP) e seu principal metabólito mono-etil ftalato (MEP);
  • Dimetil ftalato (DMP) e seu principal metabólito monometil ftalato (MMP);
  • Di (2-etil-hexil) ftalato (DEHP) e seus principais metabólitos mono-etil-hexil ftalato (MEHP) e mono-etil-5-hidroxihexil ftalato (MEHHP).

Os ftalatos

Os estudos sobre o composto químico não são novidade, já que diversas pesquisas já obtiveram sucesso em apontar a relação entre o ftalato e o câncer, o que movimentou bastante o estudo na área. Por exemplo, uma investigação em 2021 demonstrou que os ftalatos aumentam o risco de câncer de mama.

Já um outro estudo, publicado no Journal of the National Cancer Institute, descobriu que a exposição ao composto aumenta o perigo de um tipo de câncer ósseo, chamado de osteossarcoma, em crianças, dobrando o risco de linfoma.

A substância ainda é listada como um “produto químico preocupante”, de acordo com a Breast Cancer UK, instituição que apoia pessoas com câncer de mama.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS