Conecte-se conosco

Saúde

Substâncias que são proibidas em outros países, mas consumidas no Brasil

Ingerimos alimentos cheios de elementos que não são permitidos em outros países, mas que são liberados aqui. Confira alguns!

Publicado

em

No nosso cotidiano, geralmente acabamos ingerindo alimentos cheios de conservantes, açúcar e sódio e alguns elementos que são proibidos em outros países, mas liberados no Brasil.

Mesmo que isso represente um risco para quem as consome, essas substâncias são permitidas para que, de alguma forma, quimicamente, torne a comida mais palatável e agradável aos olhos de quem vê. Confira a seguir alguns exemplos.

1. Corantes artificiais

O uso de corantes alimentícios é muito comum, presente muitas vezes em doces ou até em bebidas. O número de  países nórdicos e membros da União Europeia que proíbem a utilização deles tem crescido cada vez mais. Se você não sabe, muitos desses corantes são derivados do petróleo, com um alto potencial cancerígeno. A Anvisa, no entanto, atualmente, restringe apenas o uso de quinoleína (E104).

2. Salmão de aquicultura

Muito presente na culinária japonesa, é considerado um peixe saudável, mesmo que seja consumido cru. Porém, aqueles criados em cativeiros acabam sendo alimentados por rações balanceadas, que contêm cantaxantina sintética. Quando comemos a carne de um peixe que consumiu esta substância, corremos o risco de desenvolver anemia e intoxicações.

3. Frango com arsênico

Ao tratar doenças que impedem a reprodução das aves, os frangos são contaminados com arsênio. Ao consumir essa carne, ficamos expostos a uma substância cancerígena, sem contar que esse tipo de tratamento deixa o solo infértil.

4. Conservantes BHA e BHT

Constantes da categoria aditivos cancerígenos, apresentam grandes riscos à saúde humana. Ao comprometer o organismo do consumidor, os riscos de câncer e outras doenças tornam-se maiores. Existem diversas teorias e discussões relacionadas ao seu uso, porém, esses dois conservantes, o BHA e BHT, seguem sendo usados no Brasil para conservação de óleos.

5. Ractopamina

Esta é outra substância perigosa, e é mais um exemplo vinculado à criação de proteína animal, usado principalmente em carne bovina, mesmo sendo um elemento tóxico e que aumenta a mortalidade dos animais. Essa pelo menos o uso já foi suspenso do Brasil, porém, isso só aconteceu devido a exigência do controle de qualidade dos países que importam peças brasileiras.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS