Conecte-se conosco

Economia

Cuidado para não cair no GOLPE do Bolsa Família! Saiba como se proteger

Novo golpe do Bolsa Família está fazendo diversas vítimas. Veja como evitar cair no papo dessas pessoas mal intencionadas.

Publicado

em

Golpistas são pessoas de má-fé que se utilizam da vulnerabilidade e inocência das pessoas para roubar dinheiro e outras posses. Infelizmente, esquemas criminosos como esses vêm se tornando cada vez mais comuns no Brasil.

Um dos golpes atuais que mais está fazendo vítimas está relacionado ao benefício social Bolsa Família. O foco são justamente pessoas que já se encontram em estado de vulnerabilidade.

O caso é semelhante a uma situação ocorrida em 2020, quando uma propaganda falsa que tinha como assunto o programa foi capaz de alcançar cerca de um milhão de pessoas. Entenda.

Como funciona

O meio mais comum de aplicar o golpe é por mensagem de texto, enviada geralmente por SMS ou pelo WhatsApp. O conteúdo inclui um link, que quando acessado permite que os golpistas acessem facilmente os dados da vítima, visto que ela será redirecionada a um questionário a ser preenchido.

A mensagem de texto tem como objetivo instigar a pessoa a acessar o link, prometendo um aumento no benefício recebido ou até mesmo afirmando que haverá um bloqueio na conta utilizada por ela. Dessa forma, o beneficiário é convencido a fornecer os seus dados, pois acredita que precisa desbloquear sua conta ou receber um valor extra.

É extremamente perigoso clicar em links desconhecidos. Mesmo que esses não impliquem em responder um questionário, eles podem levar a downloads automáticos de aplicativos maliciosos que permitem o acesso de criminosos ao seu dispositivo.

Como evitar o golpe?

É bem simples não cair nesse golpe. Nenhum agente do governo entrará em contato com você por meio de SMS ou WhatsApp para oferecer aumentos ou bloquear o recebimento do Bolsa Família. Também não existe nenhuma determinação sobre cobrança de multas ou taxas relacionadas ao programa.

Tendo isso em mente, é possível evitar as mensagens maliciosas enviadas por golpistas para roubar seus dados.

Por fim, para se manter seguro não somente contra esse golpe, mas também outros, nunca passe seus dados bancários e informações pessoais a qualquer pessoa na internet e não acesse links desconhecidos ou suspeitos. Em caso de dúvida, procure um CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) para obter informações.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS