Conecte-se conosco

Automobilística

O que deve ser analisado ao comprar um carro usado?

Confira dicas e conselhos de como garantir uma compra segura e justa do seu próximo veículo. Algumas ações simples podem ajudar muito.

Publicado

em

Na hora de comprar um carro 0 km, a decisão é pautada pelo gosto e pelo poder de compra. Afinal, um carro novinho não sai por menos de 40 salários mínimos, no Brasil. O jeito é buscar por uma opção de veículo usado para tentar economizar. Porém, a atenção deve ser redobrada nessa hora.

Seja por conta dos valores mais atrativos, ou mesmo pela crise atual, a venda online cresceu, por exemplo. Só na plataforma de vendas da OLX, o anúncio de carros aumentou 33% no primeiro semestre do ano.

Muitas garagens especializadas em usado registraram procura maior também. Contudo, o consumidor sempre fica na dúvida se está fazendo um bom negócio. Bate aquela insegurança sobre o estado do veículo, a possibilidade de golpes etc.

Por isso, aqui estão alguns conselhos para dar mais segurança na hora de comprar o seu seminovo.

Confira conselhos para comprar um bom carro usado:

Verifique antes de comprar

Se a compra for pela internet é preciso ficar atento. Infelizmente, os golpistas continuam se aproveitando dos compradores mais vulneráveis. Porém, é possível minimizar os riscos e encontrar oportunidades de compra seguras.

A primeira dica é procurar por anunciantes que tenham loja física. Procure o nome da empresa, a localização, ligue para checar se é real ou não. Depois, faça uma consulta ao CNPJ da loja. Isso ajuda a garantir a veracidade do anúncio e, principalmente, do anunciante.

É possível utilizar o site Reclame Aqui para checar se há reclamações da loja em questão.

Cuidado com anúncios

Também é importante prestar atenção aos detalhes do anúncio pretendido. Comece pelo mais óbvio, veja se as descrições condizem com as fotos apresentadas. Aliás, desconfie ainda mais se não houver foto do automóvel.

Quando uma oferta é boa demais para ser verdade, provavelmente não é. Se um carro custa, em média, R$ 40 mil e está sendo vendido por R$ 20 mil, por exemplo, desconfie. Ou o carro tem algum problema muito sério ou simplesmente é uma isca para golpistas.

Verifique se as fotos não são “prints” de outros anúncios. Peça uma foto específica de alguma parte do veículo. Isso pode ajudar a garantir que o bem de fato existe e está em posse do vendedor.

Veja pessoalmente

Se todas as informações conseguidas anteriormente foram positivas, ótimo, agora é hora de fazer uma visita. 

É altamente recomendado ver o veículo de perto para conferir se tudo bate com o que foi anunciado. Teste, olhe os detalhes e, se possível, leve a um mecânico de confiança.

É sempre bom checar os seguintes itens (porém não são os únicos que merecem atenção):

  • Chassi;
  • Motor;
  • Câmbio;
  • Vidros;
  • Freios;
  • Funilaria;

De olho no histórico

Pegue a placa do veículo e puxe o histórico dele. É possível saber se foi batido, restaurado, de quem era, por onde passou, enfim.

Através da placa dá para ter acesso a várias informações que podem atestar ou não a qualidade do carro.

Veja as opiniões

Use a internet a seu favor! Procure por avaliações de outros proprietários e veja o que eles dizem.

Confira se a revenda é difícil e se o carro apresenta muitos defeitos com o tempo. Os atuais donos sempre dão dicas das peças que mais gera dores de cabeça.

Se a questão técnica e documental estiver em ordem, então está tudo bem. Depois, é só aproveitar o novo veículo.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS