Economia
Curitibana empodera mulheres através de empreendimento de semijoias
O foco de Patrícia era incentivar que o mundo feminino fosse empoderado e conseguiu alcançar a liberdade econômica de muitas mulheres. Confira!
A liberdade financeira e o empoderamento feminino fez com que Patrícia Baudy, nascida em Curitiba, construísse o próprio negócio. Atualmente, ela está incentivando que mulheres revendam suas semijoias, esse era seu objetivo desde o início de sua trajetória. A empreendedora estava a procura de uma renda extra, porém, não tinha dinheiro para abrir outra empresa.
Leia mais: Empresas e cursos tecnológicos ainda apresentam insuficiência feminina
Formada em Gestão Comercial e ganhando pouco, ela precisava de um negócio que confiasse nela e oferecesse um produto que trouxesse mais renda para sua casa. “Queria realizar meus sonhos e não só sobreviver”, disse.
Ela relata que sofreu durante 8 anos com um relacionamento abusivo e, diante disso, passou a refletir sobre quantas mulheres não passam pela mesmo tipo de relacionamento, e que geralmente se “prendem” a este tipo de relação devido a questão financeira. Foi pensando nisso, que ela criou seu próprio modelo de negócio.
Patrícia foi sócia de uma empresa de semijoias com venda no atacado, porém, ainda não era isso que ela sonhava para a vida das mulheres. Depois de estudar e se estruturar financeiramente, ela conseguiu chegar ao modelo em que a ideia era fornecer produtos 100% consignados com foco em pessoas físicas.
Nesse momento, já havia saído da sociedade das semijoias e seguiu sozinha o projeto. Começando com uma compra de 5 mil reais, precificou e buscou revendedores.
“Comecei a ter lucros e não gastava nem com o básico, tudo reinvestia para compra de material, fui conhecendo todos os processos, até ter volume para fabricá-los, eliminando com isso toda a cadeia de atravessadores”, relatou Patrícia.
Até o momento em que chegou a 40 revendedores, ela fazia todos os processos. Entretanto, se pegou dormindo apenas 5 horas diariamente e percebeu que era o momento de ampliar seu negócio. E, então, alugou uma sala e contratou uma auxiliar.
O foco de Patrícia era incentivar que o mundo feminino fosse empoderado e conseguiu alcançar a liberdade econômica de muitas mulheres, e foi quando teve outra ideia: um display de brincos com preço único para que fosse posto no comércio. O sucesso foi muito grande e ela já atende 6 estados.
Hoje, a empresa conta com 20 funcionários, 22 representantes comerciais e 1970 pontos de venda. Visando reconhecer sua trajetória, ela ganhou o primeiro lugar na categoria Micro e Pequena Empresa no Prêmio Empreendedora Curitiba 2021.
Confira as dicas que Patrícia deu para empreender:
• Construa uma proposta de valor, tenha clareza de como você vai impactar a vidas das pessoas, quais sãos os grandes benefícios e diferencias que seu negócio pode trazer para a sociedade;
• Tenha atitude e coragem para sobressair, transforme os desafios em motivação para criar algo inovador, que seja combustível para você correr atrás das suas realizações pessoais e profissionais;
• Conte com uma rede de apoio, para troca de experiências, fortalecer o networking, para se inspirar, adquirir conhecimentos, para ajudar outras mulheres e se sentir mais confiante;
• Escolha uma área a qual você se identifique, pois te ajudará a se manter motivada e persistir na sua ideia de negócio. Tenha amor no que você faz e entregue o seu melhor, todos os dias;
• Administre e gerencie seu tempo, ele é valioso, defina prioridades para que você não fique sobrecarregada, entenda que é possível delegar tarefas a outras pessoas, para que seu tempo possa ser investido em atividades mais estratégicas.
Conselhos para as revendedoras
Patrícia aconselha que você entenda um pouco do universo das semijoias.
- Estude, pesquise sobre o assunto para que você se apaixone e saiba valorizar o seu produto;
- Mostre ao seu cliente todas as qualidades das peças, mantenha um canal de vendas;
- Aprenda a utilizar as redes sociais a seu favor;
- Tenha persistência;
- Crie metas, imponha a você metas diárias, semanais e mensais.
Acredite em você e destaque-se no mercado!

-
Tecnologia12 horas atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Tecnologia2 dias atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Política2 dias atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia2 dias atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística1 dia atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política1 dia atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Tecnologia22 horas atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura