Conecte-se conosco

Agronegócio

Damascos: variedade em extinção costuma ser vendida apenas seca. Você sabia?

Você gosta de damascos? Uma variedade dessa fruta suculenta está em extinção e é rara, estando à venda apenas em sua forma seca.

Publicado

em

Existem um damasco raro que só pode ser encontrado no comércio em sua forma ressecada e é chamado de Blenheim, ou prunus armeniaca. Essa fruta considerada especial tem grande fama nos Estados Unidos, embora atualmente não seja tão consumida.

Pequenas concentrações de cultivo do produto se encontram na Europa e nos Estados Unidos. Apesar de não serem tão desejados como costumavam, ainda são apreciados pelo seu sabor sem igual.

Existem pomares especializados no cultivo dessa espécie de damasco na Califórnia, nos Estados Unidos. No entanto, distribuir para outros estados é difícil, por isso os americanos normalmente têm acesso à fruta em sua forma seca, e não fresca.

Os damascos de Blenheim são uma versão da variedade de damascos rosa-alaranjados. Esses são pequenos, pouco maiores do que uma bola de pingue-pongue. A origem da variedade é incerta, mas os damascos se originaram na Ásia.

Desaparecimento

Os damascos de Blenheim quase desapareceram totalmente dos Estados Unidos. O motivo é atribuído a diversos fatores, por exemplo, eles não podem ser transportados, são extremamente perecíveis e acabam sendo mais suscetíveis doenças. Para os mercados de frutas, é mais fácil vender as variedades importadas.

A urbanização da Califórnia também foi um dos motivos dos damascos de Blenheim terem sua produção diminuída, visto que agora só são encontrados em pomares especializados. Em 1998, o estado da Califórnia produzia cerca de 32 toneladas dessa variedade da fruta, enquanto em 2008 apenas 4 toneladas foram produzidas.

Pela diminuição da produção, a fundação Slow Food Foundation de biodiversidade adicionou o damasco de Blenheim a sua “Ark of Taste”. Essa nada mais é do que uma coleção de alimentos que estão correndo risco de extinção e que em breve não poderão mais ser encontrados para consumo.

O sabor é sem igual, equilibrado entre o doce e o ácido. Sendo assim, são perfeitos para comer direto do pé, em sobremesas ou até mesmo em saladas. Além de deliciosos, eles também são versáteis dentro da cozinha.

Quando ressecados, os damascos ficam com o sabor ainda mais ressaltado, tornando-se um lanche extremamente saudável e também delicioso.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS