Conecte-se conosco

Agronegócio

Trufas negras a preço baixo? Ingrediente acessível promete sabor similar!

O sabor refinado de trufas negras pode não caber no bolso de muitos, sendo destinado apenas a grandes ocasiões. No entanto, há um substituto.

Publicado

em

Se você conhece pelo menos um pouco de culinária, já deve ter ouvido falar de trufas negras, mesmo que nunca tenha provado de seu sabor. Nunca ter provado é, de fato, algo compreensivo, visto que o seu valor não é nada singelo. Dessa forma, esse ingrediente é reservado para compor os pratos mais refinados em grandes ocasiões.

O sabor do umami luxuoso, pode não chegar ao paladar da maior parte da população brasileira, afinal, quem gastaria tanto com esse fungo, que na verdade não é nem mesmo um cogumelo? Felizmente, existe um substituto de valor menor, que pode nos ajudar a apreciar pelo menos um pouco do sabor.

Esse cogumelo, conhecido como trompete negro ou Craterellus cornucopioides, teve o seu sabor descrito como defumado e muito rico. Quando seco, possui notas do sabor de trufas negras. Esses podem vir a ser adquiridos por um preço menor do que as de trufas negras e te possibilitam a experiência de provar do sabor bastante sofisticado.

Existem duas espécies de cogumelos trompete negro, e essas variam de onde eles crescem. A espécie que é dominante na Europa é o Craterellus cornucopioides, já a que é encontrada na América é o Craterellus fallax.

Na costa oeste dos Estados Unidos, esses cogumelos podem ser encontrados durante todo o ano, já na Europa, é possível encontrá-los na França, durante o outono e o verão.

As cores desse cogumelo podem variar entre marrom, cinza e preto, o seu tamanho varia entre 2 cm até 15 cm.

Para reconhecer esse cogumelo, além de sua cor característica, seu formato se assemelha a um funil, com a “boca” da trombeta se enrolando para o lado de fora.

Foto: Shutterstock

O sabor desse cogumelo é único, uma mistura de defumado, doce e amadeirado, podendo ser descrito puramente como umami. A sua textura é macia e fácil de mastigar, sendo alterada quando secos. É importante ressaltar que, quando secos, seu sabor é ainda mais presente.

Esse cogumelo silvestre é muito difícil de se cultivar de forma doméstica, mas ainda podem ser encontrados no comércio durante certas épocas, nos Estados Unidos. Aliás, se por um acaso você morar na costa oeste do país, pode encontrá-los crescendo livremente.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS