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Agronegócio

De acordo com Abiarroz, arroz brasileiro fechou 2021 com saldo em receita

Exportações de arroz no ano passado foram de US$ 363,2 milhões

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A Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) divulgou o segundo balanço geral de 2021, que mostra que o arroz brasileiro fechou com saldo em receita nas vendas externas. 

As exportações de arroz no ano passado foram de US$ 363,2 milhões. Já as importações, ficaram em torno de US$ 316,8 milhões, registrando um superávit de US$ 46,4 milhões.

No ano passado, o volume embarcado foi de 1 milhão e 153,3 mil toneladas, contra 1 milhão 004,1 mil de importações, registrando um saldo de 149 mil toneladas, de acordo com dados divulgados pela Abiarroz. Já em comparação com o volume embarcado em 2020, a quantidade ficou bem abaixo, consequência da forte demanda global provocada pelo auge da pandemia de covid-19, ano em que registrou 1 milhão e 813 mil t exportados.

De acordo com a gerente de Exportações da Abiarroz, Carolina Telles Matos, “as exportações de arroz retomaram, em 2021, ao patamar das vendas externas de 2019, em valor, devido à valorização do dólar”. “Entretanto, em quantidade, as vendas foram 20% e 36% menores do que em 2019 e 2020, respectivamente.”

“Tivemos uma forte redução na oferta de transporte marítimo, que provocou um aumento expressivo do frete de navios, além da falta de contêineres”, conclui a gerente. Diante dos problemas logísticos, o Brasil passou a usar embalagens plásticas que suportam até 2.000kg, as big bags, para exportar o arroz de forma inovadora.

De acordo com a Abiarroz, no primeiro semestre, as dificuldades logísticas persistirão, mas o mercado global para o cereal brasileiro será promissor em 2022. Segundo o diretor de Assuntos Internacionais da Abiarroz, Gustavo Trevisan, “teremos disponibilidade de matéria-prima, e o câmbio deve seguir favorável às exportações”.

A entidade ainda citou os principais destinos dos embarques de arroz em 2021, como Holanda, Senegal, Gâmbia, Cuba, Costa Rica, EUA, Serra Leoa, Nicarágua, México e Peru.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

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