Conecte-se conosco

Agronegócio

De olho na praia: saiba quais são os benefícios de consumir frutos do mar

Confira quais são as propriedades desses alimentos e as vantagens do consumo para a saúde. Aproveite o cardápio das férias de verão!

Publicado

em

Os frutos do mar, além de muito saborosos, são extremamente ricos em nutrientes, e acrescentá-los à nossa rotina alimentar pode trazer muitos benefícios para o corpo, que resultam em bem-estar e melhor qualidade de vida.

Para começar, vale ressaltar que os frutos do mar, em geral, são alimentos ricos em vitaminas do complexo B e em ômega 3, fundamentais para a produção de hormônios. Outra vantagem é que eles têm a capacidade de absorver as vitaminas lipossolúveis (A,D,E e K), regular e equilibrar o colesterol. Sendo assim, consumir lula, polvo, lagosta, siris, ostras, mexilhões, camarão e outros peixes é sinônimo de saúde!

E os benefícios não param por aí. Confira outras vantagens de consumir esses alimentos.

Benefícios

  1. O consumo regular de frutos do mar reduz o risco de doenças cardiovasculares;
  2. Contribui para regulação da pressão arterial; 
  3. Esses alimentos têm ação anti-inflamatória;
  4. Apresentam efeito antitrombótico;
  5. Auxiliam na melhora da memória e podem reduzir risco de desenvolvimento de cansaço mental, problemas cognitivos e, até mesmo, Alzheimer;
  6. São fontes de proteína, sendo importante para os músculos;
  7. Possui minerais como o ferro, potássio, zinco;
  8. Auxiliam na imunidade;
  9. Auxiliam na formação óssea.

Consumo

Existe uma infinidade de receitas que levam frutos do mar como ingredientes principais: risotos, massas, tortas, arrozes, empadas, bobós, cozidos, grelhados e outros. Sendo assim, aposte na criatividade na hora de preparar e saborear essas delicias maravilhosas!

Apesar das muitas vantagens, contudo, o consumo deve ser moderado e é recomendável especial atenção na hora de comprar frutos do mar. Prefira os frescos e de boa procedência, visto que se consumidos sem a devida higienização, contaminados, crus ou malcozidos, podem conter parasitas, além de liberar toxinas.  

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS