Conecte-se conosco

Educação

De onde vem: Será que a palavra 'lavanderia' tem alguma coisa a ver com a flor de lavanda?

Os significados e as relações entre diferentes palavras pode ser mais surpreendente do que se imagina. Muita coisa é desconhecida pela maioria.

Publicado

em

Algumas palavras, por mais que usadas em contextos peculiares, têm relação com coisas que ninguém poderia imaginar. Esse é o caso, por exemplo, da palavra lavanderia. Acredite, ela tem sim relação com a flora de lavanda. Quer entender mais sobre essa história? Acompanhe as linhas abaixo.

A raiz da palavra (leue-) já se referia ao ato de limpar ou tirar a sujeira das coisas na Europa Pré-Histórica de 4 mil anos atrás. Raiz, para quem não sabe, é a parte que fica no comecinho da palavra e que se repete em todas as variações dela.

Com o passar do tempo, essa raiz leue- deu origem à raiz lav-, em latim, que acabou resultando na palavra “lavar”, “lavanderia”, “lavabo” e outras tantas variantes presentes no dicionário em português.

E a flor de lavanda?

A flor da lavanda ganhou esse nome quando os romanos começaram a usar o óleo da planta para perfumar roupas lavadas e limpas. Em razão do cheiro agradável e que ampliava a sensação de limpeza, não restou dúvida: tinha de ser lavanda.

Outras palavra que vem da raiz leue- e pouca gente sabe são dilúvio e diluir, que ganharam o prefixo “dis-“, antes. Essa partícula remete à algo distante, a exemplo da própria palavra “distância”. Quando ela se une à raíz leue-, o significado muda para: usar água para levar algo para longe.

Existe, ainda, a palavra “aluvião”, que o nome que se dá à terra, argila e cascalho carregados pela água corrente de um rio e que vão se acumulando em algum local específico.

A parte lu-, no início da palavra, significa “para” ou “com a finalidade de”. Ou seja, trata-se de uma sujeira acumulada que seria algo “para lavar”.

Interessante, não? Você já tinha imaginado que essas duas palavras poderiam, de fato, remeter a uma mesma origem? Ah, fala a verdade: de fato, nada mais gostoso e aconchegante do que aquele lençolzinho com cheiro de lavanda, não?

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS