Conecte-se conosco

Mercado de Trabalho

De volta ao escritório: A queda da qualidade de vida na rotina presencial

Publicado

em

O trabalho remoto foi uma das principais mudanças provocadas pela pandemia de Covid-19 no mundo corporativo. Muitas empresas adotaram o home office para proteger seus colaboradores e continuar suas atividades profissionais com mais segurança, sem comprometer a produtividade.

No entanto, com o avanço da vacinação no Brasil e no mundo e a flexibilização das medidas restritivas, as organizações foram retomando o trabalho presencial, seja total ou parcialmente. Mas como essa transição afeta os profissionais? É isso que descobriremos a seguir.

A volta para o escritório e suas consequências

Uma pesquisa recente, realizada pelo Grupo TopRH e Infojobs, com mais de mil participantes, demonstrou que 64,4% das pessoas que voltaram ao trabalho presencial sentem que a qualidade de vida piorou. Além disso, outras informações foram obtidas, como as que seguem:

  • 58,3% dos que voltaram ao escritório sentem ser menos produtivos;
  • Apenas 21,3% acreditam ser mais produtivo trabalhando presencialmente;
  • 73,9% dos entrevistados acreditam que o RH da empresa não criou um processo de retomada mais eficiente.

Esse estudo demonstrou que o setor não adotou iniciativas eficazes para contrapôr os impactos negativos da volta ao presencial. Por exemplo, você deve se lembrar das pessoas compartilhando nas redes sociais como o trabalho remoto permite pequenos — mas muito impactantes — prazeres no dia a dia, como almoçar com a família e afins.

Como voltar ao presencial?

Diante desse cenário, fica uma questão: como lidar com o retorno ao escritório sem que isso comprometa o bem-estar e a produtividade? Abaixo, mencionaremos algumas dicas que podem ajudar nesse procedimento:

  • Cuidar da sua saúde física e mental: o retorno ao escritório pode gerar ansiedade, estresse e cansaço. Por isso, é fundamental praticar atividades físicas, alimentar-se bem, dormir adequadamente e buscar apoio psicológico caso necessário;
  • Busque um diálogo com os empregadores: se você está insatisfeito com o modelo de trabalho presencial, converse com o RH ou diretamente com seu gestor, já que muitas empresas estão atuando com regimes híbridos ou com horários mais flexíveis;
  • Aproveite os benefícios do presencial: apesar dos desafios, o trabalho presencial também é benéfico, como o aprendizado coletivo, a troca de experiências e a própria interação social. Aproveite esses momentos para fortalecer seus relacionamentos, compartilhar ideias e se sentir parte da equipe.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS