Criptomoedas
Deepfake: golpistas usam imagem de Elon Musk para roubar investidores
O empresário bilionário e dono da SpaceX e Tesla é um amante das criptomoedas. Confira a matéria e entenda o golpe!
Você sabe o que é deepfake? É uma técnica de inteligência artificial usada para combinar a fala qualquer vídeo já existente. A imagem do empresário Elon Musk tem sido utilizado em vídeos criados com a técnica deepfake para enganar os investidores de criptomoedas e roubar seu dinheiro.
Veja também: Elon Musk vem ao Brasil e anuncia novos projetos com o governo
Através dessa técnica é possível alterar imagens de um vídeo para encaixar as expressões faciais com a voz humana. A plataforma de criptomoedas BitVex utilizou essa técnica para passar mais autenticidade a sua plataforma e chamar investidores, conforme as informações do site Bleeping Computer.
O serviço é classificado como uma plataforma de investimentos criada por Elon Musk que utiliza a inteligência artificial criada pelos melhores matemáticos da Tesla, empresa de carros elétricos. Porém, tudo isso é falso e Musk nunca teve envolvimento com a BitVex.
Por que escolheram a imagem de Musk?
O empresário bilionário e dono da SpaceX e Tesla é um amante das criptomoedas e muitos tweets que ele faz são sobre o Bitcoin, que é a criptomoeda mais famosa.
O valor da ‘‘moeda meme’’, denominada Dogecoin, foi criada a partir de uma imagem de um cachorro aumentou exponencialmente depois que Elon Musk a apoiou. O empresário chegou a dizer que a Tesla aceitaria a moeda como pagamento.
Os fraudadores da Bitvex se aproveitaram da popularidade de Elon Musk para aplicar o golpe, enganar os investidores e lucrarem.
As deepfakes
Para conseguir passar alguma credibilidade de autenticidade ao site e fazer a promoção de suas moedas digitais, os criminosos utilizaram entrevistas reais de Elon Musk e as alteraram com deepfake.
Nas entrevistas, são editadas a voz e os movimentos do rosto do empresário para que ficasse mais autêntico. Foi publicado na plataforma da Vimeo, um trecho desse material em que mostra o depoimento criado, de forma digital, por cima da entrevista original de Elon Musk.
Existem exemplos de deepfakes que são ficam muito reais e muitos usuários não percebem que os vídeos são fraudulentos.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp