Saúde
Delícias Saudáveis: Descubra o Chocolate Ideal Segundo a Ciência
Se consumido com moderação, a iguaria pode ser uma importante aliada para a saúde.
O chocolate é um alimento que já existe há bastante tempo e era consumido pelos antigos astecas, um povo nativo que habitava a península mexicana antes da chegada dos conquistadores espanhóis, por volta dos anos 1500 d.C. Mas, naquela época, ele era consumido em forma líquida e seu sabor era bem diferente das versões existentes hoje.
Inclusive, a título de curiosidade, as sementes de cacau, o fruto que dá origem ao doce, eram até mesmo usadas como moeda de troca em todo o império, antes da chegada das naus de Hernán Cortez, o líder dos colonizadores europeus.
Agora, qual será a versão mais benéfica para o organismo humano? De acordo com a ciência, além do quesito de sabor, devemos considerar os componentes do produto, pois são eles que realmente oferecem (ou não) vários benefícios.
Qual é o tipo ideal para o consumo?
Como foi dito anteriormente, o chocolate tem como matéria-prima o cacau, e por conta disto, se trata de uma fonte de energia e carboidratos, além de possuir estimulantes como teobromina e cafeína. Entretanto, a sua ingestão em excesso pode causar vários problemas de saúde, especialmente para portadores de condições como a diabetes.
Em seu artigo chamado “Comer chocolate faz bem à saúde?“, a National Geographic revela que as verdadeiras vantagens do produto estão ligadas aos compostos bioativos que o fruto utilizado no preparo possui, como os flavonoides.
Tais substâncias possuem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e vasodilatadoras, sendo capazes de auxiliar no tratamento e na prevenção de inúmeras patologias. Agora, sobre a pergunta de qual é o melhor produto para a saúde, a resposta pode surpreender a muitos.
Conforme alegam diversos estudos, o chocolate amargo é a melhor opção para aqueles que se preocupam com danos no organismo. Isso ocorre porque essa versão conta com níveis entre 70% e 85% de cacau, como indica a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
Por fim, ele é benéfico para o funcionamento cardiovascular, pois possui minerais essenciais como cobre, potássio, cálcio e magnésio. Por sua vez, tais componentes são vitais para reduzir os riscos de aterosclerose e hipertensão, males extremamente sérios e preocupantes.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp