Economia
Depressão dá direito à aposentadoria por invalidez?
A aposentadoria por invalidez em decorrência de depressão é, de acordo com os especialistas, mais difícil de ser alcançada pelos trabalhadores. Independentemente disso, é preciso passar por perícia médica.
A pandemia da Covid-19 provocou uma alta de mais de 25% nos casos de depressão em todo o mundo. O estudo foi publicado na revista científica The Lancet. Os números acendem o alerta para a quantidade de casos de depressão. W deixa uma dúvida: quem tem depressão tem direito à aposentadoria por invalidez?
Leia mais: Aposentadoria por invalidez: Veja a lista de doenças que dão direito
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo convivem com a doença. Em outras palavras, a depressão provoca sentimentos de tristeza que duram por períodos mais prolongados.
Além disso, nos casos mais graves, a depressão prejudica as relação. Seja no trabalho ou em casa, as atividades do dia a dia podem ficar comprometidas.
Quem tem depressão pode se aposentar por invalidez?
Para que o trabalhador consiga se aposentar em decorrência de uma depressão, ele precisa preencher alguns requisitos. Dessa forma, é preciso comprovar a incapacidade de exercer as atividades do trabalho por conta do sofrimento provocado pela doença.
Por outro lado, a doença por si só não garante o benefício da aposentadoria por depressão. Para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), as causas da doença importam na decisão. Ou seja, desde que a depressão leve à sintomas que tornam o trabalho impossível.
Dessa forma, é mais difícil conseguir se aposentar por depressão. Por exemplo, o benefício é liberado em casos extremos, em que uma depressão profunda vai impossibilitar o retorno ao trabalho. Ou seja, quando são esgotadas as tentativas de reverter o quadro da depressão.
Além disso, para tentar a aposentadoria por invalidez por depressão, o trabalhador segue os mesmos critérios de outras doenças. É preciso passar por perícia médica. O agendamento é feito diretamente no INSS, pelo aplicativo “Meu INSS” ou no telefone 135.
Depois disso, a perícia avalia se a depressão provoca uma incapacidade temporária ou permanente. Além disso, segundo o INSS, é muito difícil conseguir o benefício na primeira tentativa. Nesses casos, quando é considerada, o trabalhar passa a ser considerado em situação de doença ocupacional.

-
Loterias2 dias atrás
Em busca de prêmio de R$ 55, casal britânico descobre fortuna de R$ 6 milhões
-
Economia2 dias atrás
Casamento de Jeff Bezos reúne lista de convidados que supera o PIB de muitos países
-
Finanças2 dias atrás
Se você ganhou na loteria, parabéns! Agora saiba o que fazer para não perder tudo
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Salário não é tudo! Veja o que atrai (de verdade) a Geração Z para uma vaga
-
Tecnologia7 horas atrás
Nubank tem surpresa exclusiva para os clientes; fique por dentro
-
Tecnologia20 horas atrás
Qual smartphone os magnatas da tecnologia usam? As escolhas de Cook, Bezos, Musk e outros
-
Tecnologia22 horas atrás
Não jogue fora! Veja ideias criativas para reaproveitar seu modem antigo
-
Economia1 dia atrás
Mudanças no seguro-desemprego: veja novos valores e regras atuais