Conecte-se conosco

Saúde

Deseja se aposentar? Confira as cidades brasileiras ideais para morar nessa fase da vida

Um levantamento feito por pesquisadores revela os benefícios de morar em cidades consideradas apropriadas para a velha guarda.

Publicado

em

A aposentadoria é o momento mais aguardado por vários brasileiros. Quando esse momento finalmente chega, é comum que pessoas mais velhas busquem por locais mais tranquilos para morar e aproveitar a vida.

Isso acontece porque a melhor idade está cada vez mais ativa e em busca de novas experiências e aventuras, mas preza por conforto e qualidade de vida.

Um Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL) foi criado pelo Instituto de Longevidade, em parceria com com a Fundação Getúlio Vargas. Nele, foram listadas as cidades mais preparadas para fornecer os serviços necessários para o público mais velho.

Deseja saber quais são as cidades ideais para você viver momentos agradáveis de descanso? Confira.

Cidades ideais para morar após aposentadoria

Saúde, habitação, cultura, bem-estar, finanças e clima. Esses foram os critérios levados em conta para a escolha das cidades.

Tupã,  no interior de São Paulo

A cidade de Tupã fica localizada na Alta Paulista, no oeste de São Paulo. O nome da cidade é uma homenagem aos primeiros habitantes do local: os indígenas. O município lidera o índice de envelhecimento, tendo a maior parte da população composta por idosos. Sua nota no ranking é 94,78.

Porto Alegre, no Rio Grande do Sul

A capital do estado do Rio Grande do Sul é uma das cidades mais favoráveis devido às altas condições de moradia, trabalho e lazer. Possui maior quantidade de condomínios residenciais dedicados exclusivamente para idosos, além de contar com espaço pensado especialmente para esse público.

A grande curiosidade é que a cidade possui um maior número de profissionais da saúde por habitante.

Florianópolis, em Santa Catarina

A cidade possui um alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Consequentemente, oferece melhor qualidade de vida. Os índices de criminalidade são muito baixos na cidade, o que torna favorável aventuras e passeios nos pontos turísticos a qualquer hora do dia e da noite.

Santos, em São Paulo

Principal cidade do litoral paulista, Santos se destaca pelo baixo número de pessoas em situação de pobreza. A cidade conta com uma ótima infraestrutura: ruas com ótimo calçamento e transporte coletivo, além de ampla rede de restaurantes e centros de compras.

Muitos moradores da região atravessam a cidade caminhando pelos 7 km da orla, o que oferece uma maior qualidade de vida.

Além da infraestrutura física da cidade, o grande diferencial é o sistema de saúde. Tanto a rede pública quanto a privada oferecem serviços de alta qualidade para a população.

Niterói, no Rio de Janeiro

O excelente acesso à saúde torna a cidade uma das mais indicadas para você morar após se aposentar. Isso porque o município possui o maior número de médicos por habitantes, o que contribui diretamente no atendimento mais especializado e dedicado às pessoas da terceira idade.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS