Conecte-se conosco

Automobilística

Dirigir com fone de ouvido é permitido?

O fone de ouvido é um aliado no dia a dia. Mas você sabe o que diz a lei sobre sua utilização no trânsito? Saiba os riscos que o acessório pode apresentar.

Publicado

em

Fones de ouvido são excelentes aliados em nosso dia a dia, ajudam a concentrar para ouvir uma música ou um podcast e você ainda pode escutar o que bem entender em volume mais alto sem incomodar às outras pessoas. No entanto, é possível utilizar o acessório no trânsito? Saiba e resposta e entenda a justificativa a seguir.

O que diz a lei sobre os fones de ouvido

Apesar de ser ótimo em diversas situações, os fones de ouvido podem ser perigosos para motoristas, ciclistas, skatistas e ate mesmo pedestres. Por isso, eles são proibidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O descumprimento a essa regra é considerado uma infração média e pode resultar em uma multa no valor de R$ 130,16, com acréscimo de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Vale destacar que a regra não é apenas para fones de ouvido conectados a aparelhos celulares e vale também para aqueles ligados a outras fontes sonoras.

Entenda o motivo

Essa legislação não foi criada para implicar com os amantes de música, ela tem um motivo realmente relevante por trás. De acordo com o especialista Celso Mariano, diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade:

Estar com os fones de ouvido pode gerar situações de risco para si e para os outros no trânsito, afinal, o motorista deve sempre estar atento, observando tudo e detectando possíveis perigos. E, além de observar, também é importante ouvir o que acontece ao redor.

Um estudo realizado pela Ford na Europa mostrou que pessoas que ouvem música com fones de ouvido demoram, em média, mais de 4 segundos para identificar perigos potenciais no trânsito. Esse tempo a mais pode ser a diferença entre uma direção segura e um acidente.

Quando estiver no trânsito, cuidado, fique sempre atento e não use fones de ouvido. Além de economizar, você também pode salvar vidas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS