Conecte-se conosco

Agronegócio

‘Do it yourself’: aprenda a desidratar ervas e flores em 5 passos!

Saiba como fazer esse processo em casa de forma simples e aproveite as vantagens que essa prática proporciona.

Publicado

em

As flores e ervas aromáticas desidratadas tem uma infinidade de utilidades e aprender como fazer esse processo de desidratação caseira, pode ser uma boa opção se você gosta de consumir produtos totalmente naturais. Sabendo como desidratar ervas frescas, você pode utilizá-las para diferentes propósitos: na culinária, para fazer chás, em velas e sabonetes artesanais, na defumação da casa de modo a limpar energias negativas, em banhos relaxantes ou escalda pés e outros. Desse modo, escolha as plantas de sua preferência e vamos começar!

Passo 1

Colhas as ervas frescas que você quer secar, como lavanda, alecrim, tomilho, manjericão, ou qualquer outra que você cultive e que melhor se encaixe nas suas necessidades e propósito. Flores também podem ser desidratadas, logo, boas opções são as rosas, as margaridas, a flor de maracujá, a flor de hibisco entre outras. É fundamental que elas sejam lavadas com água abundante antes da secagem.

Passo 2

Depois de separar as ervas, monte o ramalhete, juntando as plantas selecionadas e amarrando com um barbante, como um pequeno buquê.

Passo 3

O próximo passo é pendurar os ramalhetes para desidratar as ervas. Você pode pendurá-los em um varal ou algo similar, e o ideal é que fiquem secando num ambiente seco, quente e longe dos raios do sol. Assim, não corre o risco de perdem suas propriedades.

Passo 4

O tempo que leva para as ervas secarem depende muito da planta em questão e do clima da região onde você mora, mas num geral duas semanas são tempo suficiente.

Passo 5

Depois disso, desamarre os ramalhetes e vá soltando as folhas e flores. Caso prefira, você pode tritura-las com o auxílio de um dichavador, um processador ou liquidificador. Guarde as ervas num recipiente de vidro vedado. Se armazenadas corretamente, elas duram cerca de um ano.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS