Saúde
Do levantamento de peso à saúde: Hipertensos podem se beneficiar da musculação
Pesquisadores da Unesp descobriram que exercícios de musculação fazem bem para a saúde daqueles que sofrem com pressão alta.
Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) realizou um estudo que comprovou a eficiência de exercícios de musculação na vida das pessoas hipertensas. Sendo assim, as atividades que exigem o uso de força são importantes para quem sofre de pressão alta.
A pesquisa foi publicada na revista Scientific Reports em janeiro deste ano. É muito mais comum os especialistas indicarem a prática de exercícios aeróbicos para pessoas que sofrem de hipertensão arterial. Porém, agora foi comprovado que outros tipos de atividades também são úteis.
Entenda como foi feito o estudo
Foram analisados 253 candidatos com idade média de 59 anos. Os especialistas monitoraram os efeitos das atividades nos participantes por um período de oito semanas. Após o teste, foi confirmado o efeito positivo dos exercícios de musculação.
Giovanna Rampazzo Teixeira é professora na Unesp e explicou: “A prevenção continua sendo um bom caminho, contudo, encontramos resultados robustos que o exercício físico de força pode ser utilizado como uma terapia não farmacológica para reduzir a pressão arterial.”
A equipe concluiu que pessoas hipertensas podem reduzir seus valores de forma eficiente com exercícios de musculação utilizando cargas moderadas a vigorosas, em treinos realizados de duas a três vezes por semana, durante um período mínimo de oito semanas.
Durante esse período de treinamento de força nessa mesma quantidade, observou-se uma diminuição de 10 mmHg na pressão arterial sistólica e de 4,79 mmHg na pressão arterial diastólica.
Benefícios das atividades de força
A professora ainda diz que, com o passar do tempo, os exercícios farão com que a frequência cardíaca do paciente melhore, assim como o aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos, diminuição da resistência periférica e aumento na produção de óxido nítrico e oxigênio.
Todos os dias, inúmeras pessoas no mundo morrem devido a problemas cardiovasculares, sendo que 14% correspondem apenas a pressão alta. Desta forma, a doença é uma das mais perigosas e decorre por conta da má alimentação, sedentarismo e consumo excessivo de álcool.

-
Agronegócio2 dias atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Bancos1 dia atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Tecnologia17 horas atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia23 horas atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Economia2 dias atrás
Em que posição o Brasil está na lista global de milionários? E na de desigualdade?
-
Finanças2 dias atrás
Quer um relacionamento duradouro? Especialista ensina a conversar sobre dinheiro
-
Finanças2 dias atrás
Dar mesada ou não? Veja como usar dinheiro para educar seu filho com inteligência