Saúde
Do levantamento de peso à saúde: Hipertensos podem se beneficiar da musculação
Pesquisadores da Unesp descobriram que exercícios de musculação fazem bem para a saúde daqueles que sofrem com pressão alta.
Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) realizou um estudo que comprovou a eficiência de exercícios de musculação na vida das pessoas hipertensas. Sendo assim, as atividades que exigem o uso de força são importantes para quem sofre de pressão alta.
A pesquisa foi publicada na revista Scientific Reports em janeiro deste ano. É muito mais comum os especialistas indicarem a prática de exercícios aeróbicos para pessoas que sofrem de hipertensão arterial. Porém, agora foi comprovado que outros tipos de atividades também são úteis.
Entenda como foi feito o estudo
Foram analisados 253 candidatos com idade média de 59 anos. Os especialistas monitoraram os efeitos das atividades nos participantes por um período de oito semanas. Após o teste, foi confirmado o efeito positivo dos exercícios de musculação.
Giovanna Rampazzo Teixeira é professora na Unesp e explicou: “A prevenção continua sendo um bom caminho, contudo, encontramos resultados robustos que o exercício físico de força pode ser utilizado como uma terapia não farmacológica para reduzir a pressão arterial.”
A equipe concluiu que pessoas hipertensas podem reduzir seus valores de forma eficiente com exercícios de musculação utilizando cargas moderadas a vigorosas, em treinos realizados de duas a três vezes por semana, durante um período mínimo de oito semanas.
Durante esse período de treinamento de força nessa mesma quantidade, observou-se uma diminuição de 10 mmHg na pressão arterial sistólica e de 4,79 mmHg na pressão arterial diastólica.
Benefícios das atividades de força
A professora ainda diz que, com o passar do tempo, os exercícios farão com que a frequência cardíaca do paciente melhore, assim como o aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos, diminuição da resistência periférica e aumento na produção de óxido nítrico e oxigênio.
Todos os dias, inúmeras pessoas no mundo morrem devido a problemas cardiovasculares, sendo que 14% correspondem apenas a pressão alta. Desta forma, a doença é uma das mais perigosas e decorre por conta da má alimentação, sedentarismo e consumo excessivo de álcool.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Carreira8 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção