Conecte-se conosco

Agronegócio

Doce, moreno… Jambo é fruto bom! Veja as propriedades e benefícios 

Rico em fibras e antioxidantes, o jambo pode ser encontrado em diversas cores e seu consumo tem inúmeras vantagens.

Publicado

em

O jambo (Syzygium jambos) é um fruto que nasce do jambeiro, árvore nativa do continente asiático. Entretanto, mesmo não sendo brasileira, essa planta é muito famosa e característica do Brasil.

Ela é encontrada com maior frequência no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, onde recebe os nomes de jambo-rosa ou jambo-vermelho. 

Sua floração, inclusive, é extremamente característica e adorável, já que suas flores, que mais se parecem com pequenos pompons, caem no chão e deixam o solo totalmente rosado. Um verdadeiro espetáculo!

O fruto, por sua vez, é alimento que ajuda a evitar diversas doenças e possui outras variações além da cor rosada, sendo possível encontrá-lo nas versões branca, vermelha e amarela.

Apesar disso, todos possuem praticamente as mesmas propriedades e as vantagens do consumo são significativas. Confira seus benefícios e utilidades!

Reprodução: Freepik

Jambo é fonte de fibras e antioxidantes

O fruto do jambeiro é composto por aproximadamente 20% de água e 20% de fibras, sendo extremamente nutritivo. Desse modo, ele pode ser usado para melhorar a digestão e ajudar na hidratação do corpo. 

Além disso, o alimento é rico em antioxidantes que diminuem o estresse oxidativo das células, prevenindo, assim, o envelhecimento precoce.

É rico em vitaminas, sais minerais, carboidratos e proteínas

A fruta também é rica em vitaminas A, B1 e B2, é fonte de ferro e fósforo e possui carboidratos e proteínas em sua composição. 

Funciona como diurético natural

As vitaminas, antioxidantes e os minerais como potássio, zinco e magnésio funcionam como um excelente diurético, especialmente para quem sofre com a retenção de líquidos.

Pode ser utilizado na indústria cosmética

O pigmento extraído do jambo, em especial o de cor vermelha, é usado como uma alternativa não tóxica para a indústria cosmética. Assim, ele substitui metais pesados como o chumbo e o cádmio em alguns produtos e pode ser útil na produção de batons à base de manteiga.

Pode ser consumido de diversas formas

A fruta pode ser consumida tanto in natura ou utilizada no preparo de sucos, geleias e compotas. Vale a pena se deliciar!

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS