Conecte-se conosco

Saúde

Doces para diabéticos: Descubra as melhores opções para você

Diabéticos têm várias restrições em suas dietas, porém não é necessário ficar sem doces. Conheça opções saudáveis para saciar essa vontade.

Publicado

em

A diabetes é uma síndrome metabólica que afeta a produção e a atuação da insulina no metabolismo de quem tem essa alteração, dificultando o transporte da glicose pelo sangue. As pessoas que enfrentam esse problema costumam ter dietas restritivas e evitam ao máximo o consumo de doces, além de vários outros alimentos.

Porém, é possível que as pessoas com diabetes possam comer de tudo, contanto que a quantidade seja respeitada, além do horário de ingestão de alguns alimentos.

As frutas continuam sendo a melhor recomendação quando a vontade de comer doces é grande, afinal, além de acrescentar fibras à dieta, a frutose sacia a vontade de doce e tem baixo índice glicêmico.

Mesmo as frutas com alto índice glicêmico podem ser consumidas se foram acompanhadas de fibras, como aveia ou chia, ou proteínas, como queijos ou castanhas, tornando a absorção do açúcar mais lenta.

Um sorvete caseiro, ao ser feito com frutas, iogurte natural congelado e sem adição de açúcar, pode se tornar uma deliciosa opção, diferente das opções industrializadas, ricas em açucares e gorduras.

Assim como o sorvete, o picolé caseiro também é uma ótima opção. A dica aqui é utilizar frutas com baixo índice glicêmico, como morango e cereja e, sempre que possível, utilizar também as cascas das frutas.

Existem frutas com sabor bem doce, mas com nível de açúcar muito baixo. Esse é o caso da pera. Uma pera comum tem cerca de 17 gramas de açúcar apenas, tornando-a uma das frutas com menor índice glicêmico, ou seja, uma ótima opção para quem tem diabetes.

Para quem adora chocolate, o tipo meio amargo pode ser consumido, mas com cuidado. Além de sempre estar de olho na lista de ingredientes para saber se você está consumindo realmente o que está comprando, o consumo precisa ser bem regulado.

Não se pode esquecer de sempre consultar um médico um nutricionista para confirmar as opções que são mais adequadas para você.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS