Conecte-se conosco

Tecnologia

Dona do Facebook apresenta novidades em IA

Trata-se da Meta Platforms.

Publicado

em

Meta

A Meta Platforms (NASDAQ:META), dona do Facebook, Instagram e outros, apresentou novidades importantes em sua nova geração de modelos de inteligência artificial, a família Llama 4. O principal destaque é o Llama 4 Behemoth, um modelo com impressionantes dois trilhões de parâmetros. Ainda em fase de treinamento, o Behemoth promete redefinir os padrões do setor de IA, segundo a companhia.

Além dele, a empresa lançou duas versões otimizadas do modelo, chamadas Maverick e Scout, que já estão disponíveis para testes e desenvolvimento. Ambos são modelos multimodais — ou seja, conseguem processar diferentes tipos de mídia, como texto e imagens — e apresentaram desempenho superior em testes internos realizados pela Meta.

Os novos modelos adotam a arquitetura “Mixture of Experts”, uma estrutura que distribui o processamento entre diferentes módulos especializados, com o objetivo de aumentar a eficiência e reduzir os custos operacionais. A Meta já começou a integrar sua tecnologia de IA em plataformas como Facebook, Instagram, e em dispositivos como os óculos Ray-Ban e o headset Meta Quest.

Crescente competição global

A iniciativa acontece em um momento de crescente competição global no setor, especialmente com os avanços das gigantes chinesas Alibaba, Tencent e Baidu, que também têm lançado modelos poderosos impulsionados por altos investimentos em inteligência artificial. Com os novos lançamentos, a Meta reforça sua posição frente a concorrentes como a OpenAI e o Google.

Para sustentar sua estratégia, a empresa planeja investir quase US$ 1 bilhão na construção de um novo data center em Wisconsin. Esse projeto integra um plano ainda mais ambicioso, que prevê até US$ 65 bilhões em investimentos em infraestrutura voltada à IA até 2025. As obras já estão em andamento em outros estados norte-americanos.

O CEO Mark Zuckerberg afirmou que os aportes em IA deverão crescer ainda mais nos próximos anos. No Brasil, a Meta é negociada na B3 por meio do BDR M1TA34.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS