Tecnologia
Dona do Facebook atualiza o Llama 3
Trata-se da Meta, de Mark Zuckerberg.
A Meta, dona do Facebook, Instagram, Whatsapp e outros, lançou uma atualização do seu modelo de inteligência artificial Llama 3, com melhorias significativas em sua capacidade multilinguagem e desempenho geral. A empresa de Mark Zuckerberg pretende posicionar o Llama 3 como uma alternativa gratuita aos modelos pagos de rivais como a OpenAI, embora reconheça seu tamanho menor.
De acordo com o blog da Meta, o novo Llama 3 pode interagir em oito idiomas, produzir código de programação de maior qualidade e resolver problemas matemáticos mais complexos do que suas versões anteriores.
O modelo possui 405 bilhões de parâmetros, um aumento considerável em relação às versões anteriores, mas ainda inferior aos 1 trilhão de parâmetros do GPT-4 da OpenAI. A Reuters informa que a Amazon está desenvolvendo um modelo com 2 trilhões de parâmetros.
Dona do Facebook
O documento de apresentação destaca que os modelos Llama oferecem o menor custo por token da indústria. Mark Zuckerberg enfatiza a importância de manter o modelo como open source, garantindo acesso global aos benefícios da IA e evitando a concentração de poder computacional em poucas mãos. Ele acredita que a tecnologia deve ser disponibilizada de forma segura e aberta para que se torne o padrão da indústria.
Zuckerberg comparou a atual corrida da IA com os primeiros dias da computação de alto desempenho, quando as grandes empresas investiram em sistemas fechados baseados em Unix. Ele observa que o Linux, um sistema open source, acabou se tornando o padrão da indústria devido à sua acessibilidade e segurança, em contraste com os sistemas Unix fechados.
Além do Llama 3, a Meta também está atualizando seus modelos menores, de 8 bilhões e 80 bilhões de parâmetros, lançados na primavera. O benchmark MATH, que avalia a capacidade de resolver cálculos matemáticos, mostrou que o modelo da Meta obteve uma pontuação de 73,8, comparado aos 76,6 do GPT-4 da OpenAI, com o Claude 3.5 da Sonnet em terceiro lugar com 71,1 pontos. No benchmark MMLU, que abrange diversas áreas como matemática, ciência e humanidades, o modelo da OpenAI ficou apenas uma décima à frente do da Meta.

-
Política18 horas atrás
Entenda por que a esposa do presidente é chamada de ‘primeira-dama’
-
Tecnologia1 dia atrás
Função pouco conhecida do Google Maps permite ver sua rua há anos atrás
-
Agronegócio2 dias atrás
Esses 5 deslizes estão matando sua horta — aprenda a corrigi-los
-
Empresas2 dias atrás
Wilson Sons, Equatorial e Mater Dei anunciam dividendos
-
Finanças1 dia atrás
O que está por trás da fortuna de Musk e Gates? Especialista aponta padrões
-
Bancos2 dias atrás
BB confirma acordo de US$ 1 bi com Banco de Desenvolvimento da China
-
Empresas2 dias atrás
XP tem lucro de R$ 1,24 bilhão no 1º trimestre
-
Bancos2 dias atrás
Portabilidade de salário: posso mudar de banco mesmo tendo dívidas?