Conecte-se conosco

Agronegócio

Dores de estômago nunca mais! Experimente o chá de boldo para melhorar a digestão e desintoxicar

Publicado

em

Usado há vários séculos em forma de chá como aliado no tratamento e prevenção de doenças e disfunções na saúde, o boldo faz bem para o fígado, auxilia nos processos digestivos e também pode ser usado como calmante.  

Amplamente conhecido como uma planta medicinal, o boldo existe em diferentes espécies e é liberado para consumo para a população em geral tanto por meio de chás, como também através de sucos e cápsulas. No Brasil, as espécies mais encontradas são o boldo do Chile e o brasileiro.  

Muito lembrado por todos pelo gosto amargo e cor característica, o consumo não é indicado para todas as pessoas, existem algumas restrições que devem ser respeitadas e sempre é recomendado acompanhamento médico e nutricional nestes casos.  

Além de não ser indicado o consumo por longos períodos – até 4 semanas, no máximo – o boldo não deve ser ingerido por crianças, lactantes, gestantes e pessoas com problemas no pâncreas, fígado e vesícula. Salvo indicações médicas.  

Benefícios do boldo para a saúde  

No contexto geral, o boldo auxilia na digestão, ajuda no desconforto gástrico e pode colaborar até mesmo em quadros de diarreia. Além disso, também apresenta propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, diuréticas e hepáticas.  

O chá ajuda a estimular a produção da bile, que é fundamental no processo de digestão e absorção da gordura. Por isso, mesmo que não comprovado cientificamente, o chá de boldo leva a fama de emagrecedor.  

Outra função do chá de boldo é a de antioxidante, onde ele atua no combate e diminuição de fungos e bactérias no organismo e, apesar de apresentar um sabor bastante amargo, também funciona como calmante.  

Contraindicações do boldo  

Por se tratar de uma planta de uso medicinal, existem sim algumas contraindicações para o consumo dessa erva que, para as pessoas que apresentam esses problemas de saúde, pode ter efeitos nada interessantes.  

Os grupos que devem evitar o boldo são: gestantes, crianças, lactantes, pessoas que apresentam quadro de pedra na vesícula, inflamação das vias hepáticas, com disfunções no fígado, com câncer nas vias biliares, com problemas nos rins e no pâncreas.  

Ademais, existem pessoas que também apresentam alguns tipos de reações aos componentes presentes no chá, esses também devem evitar o consumo, assim como pacientes que fazem uso de remédios anticoagulantes.  

Espécies de boldo no Brasil  

No Brasil existem duas espécies que são facilmente encontradas para consumo, entretanto, no total há 5 espécies de boldo catalogadas no mundo.  

  • Boldo do Chile: de origem chilena, essa espécie pode ser facilmente encontrada em lojas de produtos naturais em diferentes formatos, como cápsulas, folhas secas e chás.  
  • Boldo Brasileiro: nativo do país, é amplamente comercializado e cultivado em solo nacional e é a espécie que apresenta as propriedades medicinais citadas anteriormente.  

Jornalista, apaixonada por escrita desde pequena me encontrei no universo da comunicação digital. Já escrevi sobre diversos assuntos e minha missão é levar informação e conhecimento de forma simples e objetiva para o leitor, seja ele quem for!

Publicidade

MAIS ACESSADAS