Conecte-se conosco

Saúde

Dorme com a luz acesa? Então saiba os riscos que essa prática envolve

O nosso corpo possui mecanismos que associam o escuro e a noite ao horário de sono. Desse modo, dormir de luz acesa pode prejudicar a nossa saúde como um todo.

Publicado

em

Dorme com a luz acesa? Então saiba os riscos que essa prática envolve

Já ouviu falar que o nosso corpo funciona como um relógio? Então saiba que isso é mais que um ditado, visto que, de fato, o nosso organismo relaciona a noite e a escuridão ao sono e se prepara para dormir a essas horas do dia.

Desse modo, recomenda-se dormir sempre de luz apagada e se preparar para o sono ao diminuir as luzes. Por outro lado, existem vários riscos em dormir de luz acesa, inclusive possibilidade de desenvolver diabetes e hipertensão.

Dormir de luz acesa pode causar diabetes

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Northwestern University fizeram um estudo com publicação no jornal Proceedings of the National Academy of Sciences. No caso, mediu-se os níveis de glicemia e ritmo cardíaco de vinte pessoas após uma noite de sono.

Entretanto, dividiu-se o grupo pela metade, sendo que um grupo passou a noite em um ambiente escuro e outro com as luzes acesas. Desse modo, pela manhã, foi possível perceber que o grupo que passou a noite em um ambiente claro teve maiores taxas de glicemia e ritmo cardíaco instável.

Segundo os cientistas, isso se deve ao fato de que o nosso relógio biológico serve muito mais do que apenas para indicar os horários. Na verdade, toda a regulação do nosso corpo passa pelo momento do sono que precisa ser pleno, ou seja, em um ambiente escuro.

Higiene do sono

Uma das maneiras de fazer com que a noite de sono seja plena é por meio da higiene do sono. Ou seja, uma série de práticas que preparam o corpo para dormir, o que inclui apagar as luzes.

Porém, outros hábitos também devem ser considerados, como o resfriamento do nosso corpo antes de deitar, eliminar as telas dos celulares e televisores e ter um bom colchão. Inclusive, o escuro ajuda a estimular a produção da melatonina, que é o hormônio responsável pelo sono. Por isso, deixar as luzes acesas durante a noite pode confundir o nosso organismo e prejudicar o repouso.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS