Conecte-se conosco

Agronegócio

Dorme-dorme ou dormideira: conheça essa planta peculiar e se encante!

A espécie é reativa ao toque e ao contato e quando tocada, suas folhas se fecham imediatamente, fazendo um movimento muito curioso.

Publicado

em

Pertencente à família das Fabaceae, a dorme-dorme ou dormideira, nome científico Mimosa pudica, é uma espécie nativa da América. Trata-se de uma planta sensitiva, reativa ao contato, e quando tocada, suas folhas se fecham imediatamente, fazendo um movimento muito curioso. Elas também fazem isso quando há muito vento, muito sol e até mesmo a noite. O fechamento rápido dos folíolos é uma defesa natural da planta, já que, dessa forma, alguns predadores podem confundir a dorme-dorme com uma planta carnívora.

A planta rasteira de fácil cultivo e propagação, pode ser cultivada em vasos, canteiras, jardineiras, jardins e outros. Todavia, há de haver certo cuidado com relação as podas, já que, quando essa verdinha tem espaço, ela tende a crescer desregulamente, sendo considerada invasora ou erva-daninha, em virtude de seu rápido crescimento.

Uso medicinal

A dorme-dorme é usada empiricamente para tratar inflamações de boca e de garganta, como cataplasma para dores articulares ou como purgante, especialmente sua raiz. Vale ressaltar, contudo, que toda a planta é tóxica e que seu uso deve, necessariamente, ser feito com o auxílio de um profissional.

Plantio

Seu plantio é muito simples, sendo necessário empregar apenas os cuidados básicos do cultivo tradicional. A dorme-dorme é uma planta muito resistente e sua propagação pode ser feita por meio de mudas já desenvolvidas, estacas ou sementes, em terra comum e bem drenável. As regas devem ser constantes até a germinação, depois, pode-se reduzir gradativamente. É bom, contudo, manter o solo levemente úmido. É importante também que as condições de luminosidade sejam boas, com incidência de luz direta sobre a planta.

As folhas e caules da espécie são verdes, e suas flores possuem coloração lilás, produzidas principalmente no verão e no outono, entre março e agosto. A dorme-dorme é uma planta anual, sendo assim, recomenda-se seu replantio sempre que a planta, para que a verdinha fique sempre bela e cheia de vigor.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS