Tecnologia
É hora de dizer adeus ao Facebook Messenger Lite: Entenda o motivo
Aplicativo de mensagens teve o seu fim decretado e já não pode mais ser baixado na Play Store atualmente.
E chega o fim de uma era: segundo informações da Meta, a empresa que atualmente administra o Facebook, o famoso serviço de mensagens do app, o Facebook Messenger Lite será infelizmente desativado.
O anúncio foi realizado no último dia 21 de agosto (segunda-feira) e a opção não está mais disponível para download na loja online.
A opção possuía uma interface mais leve e, consequentemente, ocupava menos espaço no celular, se compararmos com o chat tradicional da rede social criada por Mark Zuckerberg. Inclusive, o serviço foi projetado pensando especialmente nos usuários que possuem conexões mais lentas ou estão preocupados com seus dados móveis.
Quando o serviço será definitivamente descontinuado?
Segundo um portal chamado 9to5Google, o encerramento definitivo das atividades ocorrerá na data de 18 de setembro e as pessoas já estão recebendo mensagens de aviso, pedindo que migrem para o Facebook Messenger de modo a continuar conversando normalmente.
Como já foi dito no texto acima, neste momento o Lite já não pode mais ser baixado, mas aqueles que já possuíam a ferramenta instalada ainda conseguem recuperá-la. Logo, o processo de encerramento deve continuar até setembro, que é quando os servidores serão 100% desligados.
Sobre as razões que levaram a tal decisão, a Meta ainda não se pronunciou a respeito, mas existem diversas especulações circulando nas redes sociais, sendo que a maioria se tratam de notícias falsas ou teorias da conspiração.
Em números atualizados, o Messenger Lite possui em torno de 760 milhões de downloads ao redor do mundo, conforme revelam informações do Data.ai, além de fazer sucesso em países como Indonésia, Índia e Brasil desde 2016, ano de sua implementação.
Dentre as especulações mais aceitas, está a tentativa de valorizar mais o Messenger principal, que está ganhando mais popularidade. Portanto, há essa hipótese de que a companhia estaria querendo concentrar seus investimentos na plataforma oficial, trazendo cada vez mais recursos para ela.
Devido aos avanços dos testes com criptografia de ponta voltada especialmente para os chats, a empresa norte-americana espera deixar seus aplicativos cada vez mais seguros e invioláveis. Outra mudança que já foi anunciada é que o suporte a SMS será abandonado depois de 28 de setembro de 2023.

-
Tecnologia2 dias atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira2 dias atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia4 horas atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Política2 dias atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística1 dia atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política18 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana