Conecte-se conosco

Economia

É MEI? Veja as condições para comprar um carro com 30% de desconto

Donos de um pequeno negócio são isentos do ICMS e IPI na hora de adquirir um veículo novo junto às montadoras.

Publicado

em

A formalização do próprio negócio traz diversos benefícios para quem é microempreendedor individual (MEI). A começar pelas vantagens junto à Previdência Social, isenção de burocracias e a redução na carga tributária.

Leia mais: MEI tem até o fim do mês para regularizar dívidas; saiba a importância

Além destes itens, quem é microempreendedor pode ainda adquirir carro zero quilômetro com desconto de até 30% do valor total. Sem ter de aguardar prazo de carência depois da formalização, assim que o empreendedor recebe os papéis da empresa, ele já pode efetuar a compra com o super abatimento.

A redução em cima do valor se dá pelo desconto no ICMS e IPI, que muda conforme o modelo e marca dos veículos negociados. Atualmente, as deduções podem variar de 2,5% a 30% do valor do bem.

Regras da aquisição

O microempreendedor interessado em comprar um automóvel deverá apresentar o Certificado do MEI, a inscrição estadual vigente, bem como outros documentos.

Assim que é feita a solicitação, o veículo ficará vinculado ao registro. Neste caso, se os impostos do bem não forem quitados, a empresa sofrerá restrições, assim como haverá a negativação do empresário.

Os descontos na compra de um carro com CNPJ são válidos apenas para carros 0Km. Ou seja, usados ficam de fora das negociações.

Além disso, o dono do veículo deverá permanecer com o bem pelo prazo mínimo de 12 meses, sem possibilidade de negociação com terceiros. Se a venda for feita, o ato exigirá a devolução da isenção de ICMS então concedida.

Uma desvantagem na compra de um carro por meio do CNPJ está no tempo de entrega. Isso porque, na compra direta, o processo pode levar até 50 dias.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS