Finanças
É possível receber duas aposentadorias? Saiba mais sobre os benefícios
Confira a matéria para ver em quais situações é possível acumular o benefício.
A resposta de forma direta é sim! É possível acumular duas aposentadorias e recebê-las concomitantemente. Mas, para isso, é preciso que os benefícios sejam em regimes diferentes. Mas o que isso significa? Entenda.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão responsável pelo repasse de diversos benefícios sociais, como é o caso das aposentadorias, pensões e auxílios. Nesse sentido, é comum que surjam diversas dúvidas, já que a instituição atua tão amplamente em objetivos muito parecidos.
É comum confundir as categorias e os benefícios, e frequentemente as pessoas tendem a acreditar que uma exclui a outra. Mas, em situações específicas, é possível acumular mais de um benefício da mesma categoria ao mesmo tempo.
Como acumular aposentadorias?
Para acumular o repasse de dois benefícios da mesma categoria, é necessário que a aposentadoria seja em regimes diferentes. Neste caso, um benefício deve ser referente ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS), enquanto o outro deve ser referente ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).
O RGPS está relacionado a profissionais que atuaram em qualquer atividade laboral formal (carteira assinada) de empresas privadas. Já o RPPS compete a profissionais que atuaram em um segmento público, como militares, servidores públicos, políticos com cargos cargos públicos, entre outros.
Portanto, para receber duas aposentadorias ao mesmo tempo, é necessário que o trabalhador ganhe uma aposentadoria pelo Regime Geral de Previdência Social e outra pelo Regime Próprio de Previdência Social, por atuar nos setores públicos e privados.
Um ótimo exemplo de como isso se configura na prática são os professores, já que muitos deles trabalham com carteira assinada concomitantemente na rede pública e privada durante a sua vida profissional.
Como aumentar o valor da aposentadoria?
Para aumentar o valor da aposentadoria é necessário entrar com um pedido de revisão do benefício. O órgão tem 15 revisões disponíveis, sendo que cada uma delas implica muitos fatores específicos, como requisitos e regulamentações e documentos.
O processo deve sempre ser feito em conjunto com um profissional especialista em assuntos previdenciários que tenha conhecimento pleno de todas as possibilidades.
A revisão da aposentadoria, quando mal orientada, pode, em vez de aumentar o repasse, diminuir o valor, caso constatada alguma incoerência ou mudança na jurisdição.
Veja 15 formas que podem aumentar a aposentadoria:
- Revisão do tempo de contribuição, para quem já trabalhou como servidor
- Ação trabalhista
- Revisão do Buraco Negro
- Revisão do reajuste do salário-mínimo
- Revisão do teto
- Revisão da vida inteira
- Atividade rural
- Revisão da regra favorável
- Recolhimento em atraso
- Aluno aprendiz e militar
- Tempo insalubre
- Inclusão de auxílio-acidente no cálculo da aposentadoria
- Revisão da pensão concedida entre 95 e 97
- Revisão do Artigo 29
- Diferença de 9% do auxílio-doença para aposentadoria por invalidez

-
Tecnologia14 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Tecnologia11 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Mundo22 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio2 dias atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos2 dias atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?