Conecte-se conosco

Economia

É possível solicitar crédito mesmo pagando acordo de dívida no SPC e Serasa?

Além de não possuir registro do CPF nos órgãos de proteção ao crédito, novas concessões avaliam outros critérios.

Publicado

em

Em cenário de crise econômica, especialmente em função da pandemia de Covid-19, ir atrás de crédito parece ser uma solução interessante para sair do vermelho e organizar a vida financeira. Porém, para os consumidores que não conseguiram arcar com o compromisso de dívidas anteriores e tiveram o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, pairam algumas dúvidas. Uma delas é se um acordo de dívida pode dificultar o acesso ao crédito.

O que se sabe até então é que um CPF negativado limita o consumidor de produtos e serviços financeiros, tais como cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, etc. Sendo assim, para limpar o nome é necessário fazer uma negociação para pagamento, por meio do acordo de dívida. Porém, logo que a primeira parcela é paga, dentro do prazo de cinco dias, o nome é retirado dos birôs de crédito, ou seja, o seu nome fica limpo a partir de então.

Nesse sentido, acredita-se que a pessoa já poderia solicitar crédito no mercado, mas com frequência ele é negado. Você sabe por quê? Isso acontece pelo fato do acordo só finalizar quando ele for totalmente quitado. Desse modo, a instituição financeira considera que é como se houvesse uma dívida em atraso. Em termos legais, no processo de renegociação, uma espécie de nova dívida é concebida, mas com prazos diferentes. 

Portanto, quando alguém contrata uma linha de crédito, o Banco Central (BC) registra a data de aprovação de crédito, os pagamentos, os atrasos e as dívidas. Além disso, a renegociação do débito também consta no relatório do BC, significando um risco para quem vier a consultar o histórico do consumidor, por isso a negação do crédito.

Contudo, em alguns casos é possível que uma pessoa que ainda esteja pagando acordo de dívida consiga crédito no mercado, mas não é comum. A dica em geral é quitar o débito, ter um bom relacionamento financeiro e aguardar para fazer uma nova solicitação no mercado.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS