Conecte-se conosco

Economia

Economia alemã pode sofrer menos com Covid-19 do que o estimado

Projeção do instituto Ifo está mais otimista do que sua estimativa anterior.

Publicado

em

A economia da Alemanha deve superar os impactos causados pela pandemia melhor do que estava sendo estimado, mostrou pesquisa divulgada nesta terça-feira, uma boa notícia para a maior economia da Europa.

O governo respondeu rápido ao aumentar os gastos e o dinheiro assim que a atividade econômica começou a parar, o que, juntamente com as medidas do Banco Central Europeu, parece ter reduzido o dano da crise do coronvírus.

O instituto Ifo revisou sua estimativa para o Produto Interno Bruto alemão, e agora espera recuo de 5,2% em 2020, avanço em relação à previsão anterior de encolhimento de 6,7% e à expectava do banco central de queda de 7,1%.

“O declínio no segundo trimestre e a recuperação estão atualmente se desenvolvendo mais favoravelmente do que esperávamos”, disse Timo Wollmershaeuser, economista-chefe do Ifo.

A associação de varejo HDE informou que prevê que as vendas nominais no varejo subam 1,5% este ano, uma revisão muito superior à estimativa de queda de 4% feita anteriormente, mostrando que uma parcela da melhora na economia deve-se à resiliência do consumo.

O Ifo piorou a previsão para 2012, que foi de expansão de 6,4% para 5,1% e esse nível, mesmo reduzido, deixa a Alemanha próxima ao registrado antes da pandemia. A expectativa do BCE é que a zona do euro ainda leve mais um ano para recuperar totalmente as perdas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS