Conecte-se conosco

Agronegócio

Economize dinheiro e evite o desperdício: Por que você deve salvar os topos das cenouras?

Não jogue os topos de cenoura no lixo! Isso mesmo! Essa parte, onde ficam as folhas, pode ser muito útil. Aprenda o que fazer com ela.

Publicado

em

Atualmente, vivemos em um mundo onde desperdiçamos partes nutritivas dos alimentos sem saber, como é o caso dos topos das cenouras. Na hora de utilizá-las, muitos de nós se desfazem das folhagens, mas é importante saber que essa parte pode ser extremamente útil.

Utilizar todas as partes possíveis de um alimento, além de ajudar a evitar o desperdício, ainda possibilita economizar alguns reais.

Muitas pessoas já adotaram hábitos mais ecológicos, como o uso de ossos de boi ou frango para fazer sopas e a utilização de folhas verdes em caldos. No entanto, ainda há quem jogue fora o topo das cenouras. Um desperdício que pode vir a parecer bobo, mas está bem longe de ser.

De fato, é possível utilizar o topo da cenoura no preparo de pratos deliciosos e nutritivos, contribuindo para evitar o desperdício e ainda economizar um pouco, o que é sempre bom para ter uma folga no orçamento no final do mês.

Você sabia que os topos das cenouras possuem cerca de seis vezes mais vitamina C do que o restante do vegetal? E tudo isso vai diretamente para o lixo. Segundo o The Guardian, além dessa vitamina, os topos das cenouras possuem potássio, cálcio e fitonutrientes.

Como utilizar?

Existem diversos meios de utilizar as folhagens das cenouras. Já comeu molho pesto? É possível fazer uma releitura do molho utilizando as folhas de cenoura sozinhas ou junto do manjericão.

Mas não acaba aí. As folhagens podem ser utilizadas em sopas, caldos, saladas, hambúrgueres vegetarianos e diversos tipos de molhos, como homus, salsas, chimichurris e harissas.

Que tal refogar essa parte verde do vegetal junto a uma couve? Com certeza esse acompanhamento ficaria delicioso na sua refeição. Essas folhagens funcionam bem como guarnição.

Vale lembrar da importância de lavar bem em água corrente antes de utilizar os topos das cenouras. Com uma higiene adequada, você pode exercitar a sua criatividade e explorar diversas possibilidades para essa parte do vegetal que geralmente acaba no lixo.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS