Conecte-se conosco

Agronegócio

ÉEE DO BRASIIIL… Conheça a fruta biribá, nativa da Amazônia!

Também saiba como cultivar essa espécie, que é rica em nutrientes, fonte de minerais como ferro, vitamina C e complexo B.

Publicado

em

Você já ouviu falar em biribá? Esta espécie é nativa da região amazônica e pertence à família da Anonacea, como a pinha e a graviola. No entanto, continua a ser uma fruta pouco conhecida que esconde os seus benefícios e facilidade de cultivo.  

O biribá é uma fruta muito rica em nutrientes, fonte de minerais como ferro, vitamina C e complexo B. Além disso, o biribá contém altos teores de fibras e antioxidantes, que combinados, melhoram a saúde do organismo, aumentam a imunidade e auxiliam no tratamento e prevenção de quadros clínicos. 

Sua casca é amarela e escamosa quando madura, e é um fruto firme com polpa translúcida muito semelhante à pinha e a graviola. De fato, as semelhanças são tão grandes que podem ser facilmente confundidas com o biribá. Mas você sabe como cultivar essa espécie em casa?

Pensando nisso, hoje vamos mostrar quais os principais cuidados na hora do cultivo. Confira!

Como cultivar biribá

Temperatura e solo ideais 

Por ser da mesma família da graviola, o plantio do biribá é muito semelhante a essa espécie. Esta planta é nativa de climas quentes, prefere temperaturas entre 21° e 30° e não tolera muito frio. Além disso, solos profundos, bem drenados e até argilosos ricos em matéria orgânica são ideais para sua sobrevivência. No entanto, adapta-se facilmente a todos os tipos de substratos e não requer muitas especificações, pois suas raízes são bem desenvolvidas. 

Época de plantio

Para plantar biribá, invista em mudas enxertadas de boa qualidade e opte por plantar na estação chuvosa do ano, a partir de setembro, época em que essa espécie é mais fácil de crescer e se desenvolver. Diferentemente do cultivo de sementes, esse tipo de muda garante maior qualidade de produção. No entanto, se você ainda optar por semear, elas brotarão em cerca de dois meses. 

Dicas e colheita

O uso de fertilizantes NPK no início do cultivo pode ajudar as plantas a crescerem melhor, especialmente se a espécie for cultivada a partir de sementes. Em termos de produção, as primeiras flores começam a aparecer 12 meses após a enxertia. No entanto, é melhor abater os primeiros frutos neste momento para manter a força da planta. Após 4 ou 5 anos de plantio do biribá, a produtividade é máxima e a colheita acontece de março a maio.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS