Política
Eleitor terá que entregar celular antes da votação, de acordo com TSE
De acordo com o ministro, em eleições passadas os celulares foram utilizados por milicias para comprovar o voto dos eleitores, por meio de vídeos.
Para garantir o sigilo do voto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que o eleitor não poderá entrar na cabine de votação com o celular, nem mesmo no bolso. Para isso, poderão ser utilizados detectores de metais.
Leia mais: Com foco nas eleições, novos auxílios podem ser barrados pelo TSE
A consulta foi feita pela União Brasil e os ministros responderam que os celulares deverão ser entregues antes do eleitor entrar na cabine de votação, sem a possibilidade de o mesmo entrar com o aparelho no bolso ou desligado. O aparelho será devolvido assim que o voto terminar.
A resolução que valida essa nova exigência deve ser aprovada na próxima semana. Para fazer o armazenamento dos aparelhos, uma mesa será criada, e caso o eleitor se recuse a entregá-lo, estará cometendo um crime eleitoral, que necessitará da presença da polícia.
O uso de celulares no momento da votação compromete o sigilo do voto, e de acordo com o ministro Alexandre de Moraes este ato é um crime eleitoral.
“Lembrava o ministro Ricardo Lewandowski que houve uma flexibilização para que entrasse, desde que desligado, desde que no bolso. Nós percebemos que isso não é satisfatório, uma vez que o mesário não pode ingressar na cabine, que é indevassável, para saber se a pessoa ligou ou não o celular”, disse ele.
De acordo com o ministro, em eleições passadas os celulares foram utilizados por milícias para comprovar o voto dos eleitores, por meio de vídeos. Além disso, estavam oferecendo vantagens aos eleitores em troca do voto.
O ministro Ricardo Lewandowski alerta aos eleitores que não quiserem deixar seus aparelhos na mesa, para que deixem em casa. Já Carmem Lúcia afirma que a medida é em benefício do próprio eleitor.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes