Conecte-se conosco

Agronegócio

Embargo da China pode diminuir preço da carne bovina

Exportações para o país asiático foram suspensas após a confirmação de casos atípicos de vaca louca

Publicado

em

O preço da carne bovina pode cair depois que o Brasil suspendeu as exportações para a China. É o que avalia o Governo Federal. Com o embargo do país asiático, após a confirmação de dois casos de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), popularmente conhecida como vaca louca, a ampliação da oferta no mercado interno pode fazer com que o consumidor pague menos pelo item.

Na semana passada, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) confirmou dois casos da doença em frigoríficos de Belo Horizonte (MG) e de Nova Canaã do Norte (MT). Segundo o Mapa, os casos são atípicos, sem contaminação. Ainda assim, a China optou pela suspensão em cumprimento ao protocolo sanitário firmado entre os países.

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), a China é o principal destino das exportações de carne bovina do Brasil. Somente este ano, já foram exportados US$ 3,545 bilhões para o país asiático.

Mas a expectativa para esta semana é a retomada das exportações. O governo garantiu que vem negociando a volta diretamente com os chineses, ainda mais com a confirmação de que os casos detectados no país são atípicos.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS