Economia
Empresas do ramo telefônico e bancos lideram reclamações no Procon
Em decorrência do Dia do Consumidor, o Procon-PR publicou em seu site um levantamento dos serviços prestados no ano de 2021.
O Procon-PR divulgou neste Dia do Consumidor, comemorado no dia 15 de março, um levantamento dos serviços prestados no ano de 2021. Assim, 188 mil atendimentos foram prestados pela plataforma de atendimento ao consumidor, contendo reclamações principalmente de empresas de telefonia e bancos, além de abrir processos administrativos.
O levantamento, divulgado no site do órgão, também informa as empresas com mais de 50 reclamações no ano de 2021, e com resolutividade maior a 70%, sendo assim, as que mais resolveram os casos reportados. Além disso, foi mostrado que o âmbito comercial foi o primeiro em reclamações, contendo negociações de débitos e financiamentos.
Vale ressaltar também que o serviço de atendimento ao cliente foi um dos mais questionados, não proporcionando uma solução espontânea e, assim, fazendo com que os consumidores buscassem o órgão para defender seus direitos.
O serviço prestado pelo Procon-PR possui diversas formas de atendimento ao consumidor como: a simples consulta, esclarecendo dúvidas ao comprar produtos e contratação de produtos; CIP (Carta de Informações Preliminares) com intervenção de algum órgão defensor, a fim de solucionar reclamações de forma rápida; e abertura de Processo Administrativo, podendo fornecer sanções contidas no Código do Consumidor em valores variando de R$ 700 a R$ 11 milhões.

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