Finanças
Endividamento à vista: Como o cartão de crédito está atrapalhando os brasileiros!
O cartão de crédito pode ser uma ferramenta muito útil para o consumidor, porém, caso seja usado de maneira exagerada, isso pode causar sérios endividamentos.
O cartão de crédito é uma modalidade bancária que permite a pessoa adquirir produtos e pagar somente depois. Para isso, o banco concede um valor de crédito ao correntista justamente utilizado para efetuar suas compras.
Até aí, tudo bem, mas o grande problema é que existem consumidores que simplesmente não conseguem se controlar na hora de gastar e acabam estourando o limite do cartão e, consequentemente, se endividando.
De acordo com informações do Bacen (Banco Central), cerca de 84 milhões de pessoas estavam com saldo devedor no cartão, durante o período de junho de 2022.
Essa cifra representa uma alta de 31% (R$ 20 milhões), entre 2019 e o ano passado, lembrando que saldo devedor nada mais é que o valor ainda não pago, acumulado pelo proprietário do cartão.
Por fim, os números revelam que 54% dos correntistas estavam devendo em apenas um banco. Já outros 25% possuíam dívidas em duas instituições financeiras, enquanto 20% deviam para 3 ou mais organizações.
Por que esse aumento está crescendo tanto nos últimos anos?
De acordo com César Bergo, professor de mercado financeiro da Universidade de Brasília, a razão para esses aumentos está associada com a popularização dos bancos digitais no Brasil.
O acadêmico revela que, somente nos últimos 3 anos, a carteira de clientes de tais instituições cresceu em 27,6 milhões, uma marca bastante generosa, se considerarmos que as empresas são novas no mercado nacional.
O uso do rotativo do cartão também é um fator que contribui para o endividamento da população, uma vez que o serviço é ofertado quando o indivíduo não pode pagar o valor integral da sua fatura.
Por sua vez, o Banco Central crê que o cartão de crédito é uma importante ferramenta de inclusão financeira, permitindo que os mais pobres tenham acesso a um poder de compra maior.
Porém, por outro lado, o potencial para aumentar o endividamento do povo brasileiro também é grande, exigindo muita responsabilidade e bom senso por parte dos usuários.

-
Artigos2 dias atrás
Trabalhador informal, MEI, autônomo e CLT: entenda as principais diferenças
-
Imposto de Renda - IRPF2 dias atrás
Rendimentos isentos e tributáveis: veja como declará-los corretamente no IR
-
Artigos2 dias atrás
Os passos essenciais para adquirir um imóvel de leilão sem perrengue
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Precisando faltar ao trabalho? Nessas situações, você pode
-
Economia1 dia atrás
Acordo entre China e EUA reduz tarifas comerciais e é elogiado por Lula
-
Economia1 dia atrás
INSS: Congresso recebe pedido para instalação de CPMI
-
Empresas1 dia atrás
Lucro da JBS salta 77,6% no 1TRI25, para R$ 2,9 bi
-
Curiosidades1 dia atrás
Saiba por que brasileiros têm chamado Portugal de ‘Guiana Brasileira’