Conecte-se conosco

Empresas

Engenheiro, que identificou sentimentos em IA do Google, é demitido; veja!

Foi confirmado pela gigante Google na última sexta-feira, 22 de julho, a demissão de um dos seus engenheiros, Blake Lemoine.

Publicado

em

Foi confirmado, pela gigante Google na última sexta-feira, a demissão de um dos seus engenheiros, Blake Lemoine, que era da área de pesquisa em inteligência artificial (IA) da companhia de Mountain View.

Leia mais: Google é multado pela Rússia em mais de US$ 300 milhões

Blake Lemoine teve muito destaque nas manchetes da imprensa internacional no mês passado por ter afirmado que a IA do Google era senciente, ou seja, não somente era capaz de poder formular pensamentos próprios como também poderia ter sentimentos que, segundo ele, deveriam ser respeitados. A empresa acabou negando estas afirmações do engenheiro.

O nome, que era aplicado na linguagem pelo Google, acabou levando Lemoine às afirmações de “Language Model For Dialogue Applications” ou, em abreviação, chamada de LaMDA.

Essa linguagem é capaz de poder simular conversas inteiras, criando algumas ordens de diálogo em tempo real, o que é algo que foi demonstrado pelo próprio Blake Lemoine durante uma entrevista com a IA que foi publicada no seu blog no Medium.

Desde que as afirmações foram feitas, ele acabou entrando na mira da gestão do Google que, mesmo que publicamente, negou o material, com isso, acabaram colocando Lemoine em funções mais administrativas, afastando-o da pesquisa.

Conforme o comunicado da empresa à BBC, Blake continuou insistindo em seguir um caminho de uma clara violação dos dados e termos empregatícios que incluem a necessidade de resguardo das informações do produto.

Por fim, Lemoine disse à BBC que estaria procurando um aconselhamento jurídico, mas não deixou claro se pretendia levar o Google à justiça. O engenheiro acabou recusando de dar mais detalhes sobre a atual situação.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS