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Economia

Entenda a disputa dos bancos pelo cadastro das chaves do Pix

Na nova tecnologia do Banco Central, uma chave só pode estar vinculada a uma conta.

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O Pix, novo sistema de pagamentos do Banco Central (BC), vai começar a funcionar em novembro, mas as instituições financeiras já começaram uma intensa disputa para fazer com que seus clientes cadastrem suas chaves com elas. Para isso, essas empresas têm promovido campanhas e, em alguns casos, até sorteios estão sendo feitos. 

Alguns usuários, por outro lado, reagiram a essa movimentação dos bancos com certa hesitação. Afinal, esses bancos vão perder parte da sua receita com a solução do BC, uma vez que o Pix deve aposentar de vez as transferências TED/DOC.

Uma estimativa da Moody’s, agência americana de classificação de risco, revelou que os bancos vão perder 8% do faturamento com o advento da nova tecnologia. No entanto, o motivo dessas empresas estarem tão envolvidas em atrair os clientes está justamente no fato de que uma chave do Pix só pode estar vinculada a uma única conta

Dessa forma, se um consumidor cadastrou uma chave na conta do Santander, essa chave só vai poder ser utilizada nas transações envolvendo essa conta específica.

O próprio Banco do Brasil admitiu que a tática vem sendo usada. “O objetivo é fazer com que os clientes cadastrem no BB as três chaves principais – CPF, telefone e e-mail.” Isso significa que, embora o Pix seja menos rentável para as instituições financeiras, é importante fidelizar os clientes e fazer com que eles utilizem o sistema dentro do próprio banco.

Essa dinâmica pode fazer com que os usuários consumam outros produtos e serviços daquela instituição financeira.

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