Conecte-se conosco

Economia

Entenda como é formado o preço dos combustíveis na bomba

A maior fatia do preço da gasolina é formada por impostos

Publicado

em

Gasolina na Região Sudeste é a mais cara do país em abril, aponta Ticket Log

Sempre quando a notícia é o preço da gasolina, qualquer brasileiro sabe que ela está cara e vai pesar no bolso em algum momento. Vários fatores interferem nessa mudança de cifrão, o dólar e os preços das refinarias, mas você sabe como é formado o preço dos combustíveis cobrados na bomba?

Leia ainda: Pretende se aposentar pelo INSS em 2021? Veja se preenche os requisitos

Até porque isso influencia bastante na alta de valores, e ter informações sobre esses processos e entender como funciona a cobrança é sempre útil.

Neste ano, de 2021, por exemplo iniciou com sucessivas altas no preço dos combustíveis, pesando na conta dos consumidores.

Sendo a Petrobras – estatal brasileira – dominante no mercado, a influência do preço da gasolina e do diesel começa com a empresa, mas também há a venda de empresas privadas. O diesel sofre ainda mais influência, por conta do peso do petróleo na composição.

Além de impostos como o ICMS (sigla para Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação), PIS/Pasep e Cofins, e Cide, a diferença entre os preços das refinarias para o preço cobrado do consumidor sofre influência dos lucros do produtor ou importador, custo do etanol anidro – no caso da gasolina e do biodiesel – no caso do diesel. Afetando as margens do distribuidor e revendedor.

Entenda como funciona o preço da gasolina

Dessa forma, de acordo com informações divulgadas pela Petrobras, coletadas entre 25 e 31 de julho de 2021, atualmente o preço da gasolina praticado na bomba é composto pelas seguintes porcentagens:

  • 12,2%: distribuição e Revenda;
  • 15,7%: custo do Etanol Anidro;
  • 27,4%: ICMS;
  • 11,7%: CIDE e PIS/PASEP e COFINS;
  • 33%: realização da Petrobras

No entanto, é importante ressaltar que essas porcentagens mudam de acordo com o combustível.

Valor do diesel

Já no caso do diesel, por exemplo, o valor é maior do que o do imposto cobrado sobre este combustível, sendo a porcentagem de 52,7%, enquanto o custo do combustível é de apenas 11,3%.

Impacto dos impostos

Na prática, entende-se que, no caso específico da  gasolina, o que mais torna caro o valor praticado na bomba são os impostos. Em especial o conhecido dos brasileiros, ICMS.

Se somados todos  os impostos cobrados, eles representam quase 40% do valor pago pelo cidadão brasileiro. Já no caso do diesel, os impostos não tem muito impacto, representando apenas 22,7%.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS