Economia
Equipe econômica prepara nova versão do Vale-Gás
Ministério da Fazenda.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou dia 16 que a equipe econômica está redesenhando o programa de vale-gás destinado a famílias de baixa renda. A nova proposta será apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva assim que ele retornar da cúpula dos Brics, que ocorrerá na Rússia na próxima semana.
O projeto original, apresentado em agosto, previa uma mudança na estrutura do auxílio-gás, permitindo que recursos da exploração de petróleo do pré-sal fossem repassados diretamente à Caixa Econômica Federal, responsável pelo pagamento dos benefícios. Esse modelo retiraria o custo do programa do Orçamento, o que, segundo especialistas, poderia ser visto como uma manobra para driblar regras fiscais, levantando preocupações sobre a credibilidade das contas públicas.
“Estamos redesenhando o programa e vamos submetê-lo ao presidente oportunamente”, disse Haddad em entrevista no Palácio do Planalto, após uma reunião com Lula, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o presidente da Febraban, Isaac Sidney.
Vale-Gás
Haddad também revelou que tem discutido com o presidente o futuro do arcabouço fiscal, destacando que a longevidade da regra fiscal é uma das principais preocupações do governo. Ele afirmou que a equipe econômica compartilhará suas recomendações sobre o que considera ser o melhor formato para a regra fiscal nos próximos anos.
“O nosso objetivo é garantir que o arcabouço fiscal tenha uma vida longa. Não podemos permitir que o mesmo destino do teto de gastos, que teve vida curta, se repita com o novo arcabouço”, afirmou o ministro.
Além disso, Haddad ressaltou que as perspectivas para a economia brasileira são otimistas, desde que o governo continue a seguir a agenda que vem defendendo.
BRICS
O BRICS é um grupo formado por cinco grandes economias emergentes: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Criado inicialmente como BRIC em 2006, com a inclusão da África do Sul em 2010 o grupo passou a se chamar BRICS. O objetivo principal do bloco é promover a cooperação econômica, política e de desenvolvimento entre seus membros, além de atuar como uma força contrária à influência das grandes potências ocidentais nas finanças e na governança global. O BRICS busca fomentar o crescimento econômico sustentável, fortalecer o comércio entre seus países e ampliar a colaboração em áreas como educação, tecnologia e segurança.
O grupo também é conhecido por discutir questões globais como o meio ambiente e a reforma de instituições financeiras internacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, propondo alternativas como o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também chamado de Banco dos BRICS. O bloco realiza cúpulas anuais, onde os líderes dos países membros debatem e coordenam suas políticas em busca de uma maior influência global.

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Não fique calado! 5 direitos que todo consumidor deve saber para não ser enganado
-
Bancos1 dia atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Agronegócio6 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
Finanças13 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples